Private Equity: Invista no que há de melhor em fundos
Private Equity são considerados um dos melhores fundos dentro do mercado. Será mesmo? Muitos investidores ainda têm suas dúvidas
Que os fundos Private Equity são considerados um dos mais antigos da bolsa de valores, isso muitos investidores sabem. Esse fundo existe desde a década de 80, e vem adquirindo cada vez mais notabilidade dentro do mercado financeiro brasileiro. Muitos investidores ainda não conhecem esse tipo de fundo, mas é considerado um dos que mais valem a pena investir
Private Equity: O que são esses fundos?
O Private Equity foi criado em meados da década de 80 nos Estados Unidos. Seu principal objetivo na época foi ser uma gestora capaz de adquirir partes de empresas em crescimento.
Dessa forma, a Private poderia se tornar sócia de negócios para alavancar o valor dessas empresas na bolsa de valores.
Apesar de muito tempo ter se passado, esse continua sendo o objetivo desse fundo de investimento. Seu nome é justificado pela forma como as ações deste fundo funcionam.
As ações do Private Equity não estão diretamente aplicadas ou envolvidas com a bolsa. Muito pelo contrário, são investimentos realizados de forma privativa. Sendo assim, isso justifica seu nome Private Equity.
Como esse tipo de investimento funciona no mercado?
Investimentos Private Equity feitos no Brasil são realizados através do FIP (Fundos de Investimento em Participações).
Apesar de ser um investimento feito em capital fechado (de natureza privada), o Equity private é considerado um fundo de renda variável.
Seu retorno é considerado incerto pois depende do desempenho do negócio em que foi investido. Apesar disso, investir no PE pode garantir dois tipos de retornos:
- Participação no capital social;
- Distribuição de lucros (Dividendos);
Como esse fundo de investimento se destaca e se diferencia em um investimento?
Uma das grandes vantagens do mercado financeiro é a existência de diferentes maneiras de investir de forma direta em empresas.
Cada classificação desses tipos de aplicações e investimentos variam e dependem bastante da maturação do negócio dentro do mercado.
Sendo assim, uma das maiores diferenças do Private Equity está em sua taxa de risco, considerada muito menor, em consideração aos VC (Fundos Venture Capital).
Diferente do VC, todo o investimento passa a ser alocado em empresas que já possuem grandes faturamentos no mercado.
Outra principal diferença está na fase da empresa, já que o PE foca na consolidação de suas ações referente a empresas;
Existe alguma vantagem em investir em private Equity?
Dentre todos os fundos de investimento em participações, Private Equity é um dos considerados menos arriscados do mercado.
Além disso, seus investidores podem ter acesso a uma grande variedade de empresas, já que não estão ligadas de forma direta com a bolsa de valores.
Outra grande vantagem é a menor concorrência pelas empresas do PE. Sendo assim, os investimentos realizados nestas empresas possuem preços considerados mais atrativos. Podendo beneficiar um investidor com um potencial de retorno maior.
Os retornos recebidos por esse tipo de investimento são historicamente superiores aos da Bolsa de valores.
Por isso, é considerado um tipo de investimento que realmente vale a pena fazer e que vai gerar algum tipo de retorno, mesmo que mínimo.