Connect with us

Economia

Preço de venda de imóveis comerciais fica estável em 12 meses

Publicado

on

As pessoas que procuraram imóveis comerciais para comprar nos últimos 12 meses, encerrados em maio, pagaram praticamente o mesmo valor que o praticado um ano atrás. A saber, o preço médio da compra de imóveis comerciais subiu apenas 0,04% no período, indicando estabilidade dos valores em um ano.

Por sua vez, o preço de locação dos imóveis avançou 4,71% nos últimos 12 meses, taxa bem superior à variação dos preços de compra de imóveis comerciais. A propósito, os dados fazem parte do Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial, divulgados nesta quarta-feira (22).

Em resumo, o índice analisa o preço de sala e conjuntos comerciais do país. No entanto, os locais acompanhados são apenas os que possuem até 200 metros quadrados. Aliás, a entidade analisa estes preços em apenas 10 cidades brasileiras.

Embora a taxa anual de aluguel dos imóveis comerciais tenha sido bem mais alta que a de compra, ambas as variações ficaram bem abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do Brasil, e do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), considerado a inflação do aluguel.

publicidade

A saber, o IPCA subiu 11,73% nos últimos 12 meses encerrados em maio. Por sua vez, o IGP-M avançou 10,72% no mesmo período, ou seja, ambas as variações foram bem superiores às informadas pelo FipeZap.

Confira mais detalhes do levantamento

De acordo com o Índice FipeZap, os locais que registraram as maiores variações nos preços de venda dos imóveis comerciais no período foram:

Brasília (+1,69%);
Florianópolis (+0,70%);
Curitiba (+0,45%);
Niterói (+0,12%).

Já em relação às variações dos preços de locação de imóveis, os destaques foram:

Florianópolis (+1,54%);
Rio de Janeiro (+1,19%);
Curitiba (+1,07%);
Belo Horizonte (+0,74%);
Campinas (+0,67%);
São Paulo (+0,56%);
Porto Alegre (+0,50%).

publicidade

Por fim, o levantamento revelou que o retorno médio do aluguel de imóveis comerciais ficou em 5,69% ao ano em maio. Assim, superou a rentabilidade de locação dos imóveis residenciais no mês (4,92% ao ano).

Em suma, os retornos mais expressivos foram registrados em Salvador (7,87% ao ano), Campinas (6,48% ao ano), Brasília (6,17% ao ano) e São Paulo (5,98% ao ano).

Leia também: Lotofácil: SETE apostas acertam dezenas e ganham R$ 167,5 mil

O post Preço de venda de imóveis comerciais fica estável em 12 meses apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.