Connect with us

Sem categoria

Poupança: processo flexível e adaptável

Publicado

on

A poupança é uma ferramenta de gestão pessoal que pode ser direcionada de forma flexível dentro de um planejamento que preze pelo seus hábitos de rotina, e não exatamente pelos valores monetários, ao menos no início do seu processo.

Poupança: processo flexível e adaptável

O foco rígido em valores monetários pode estar impedindo você de elaborar uma poupança. Por isso, sugerimos que você adote a flexibilidade como um conceito dentro do seu planejamento financeiro. Dessa forma, a poupança se torna um conceito na sua rotina, sem que seja uma extrema obrigatoriedade.

De forma geral, quando você elabora um planejamento e define metas fixadas para a sua poupança, você tende a abandonar o processo, caso você não alcance essas metas. Pois, o fato de você não conseguir direcionar valores fixos todos os meses, pode gerar uma sensação de incapacidade através de uma autocobrança excessiva.

Modifique hábitos financeiros

Por isso, quando sugerimos a flexibilidade no seu planejamento, estamos focando em seus hábitos de rotina. Posteriormente, você poderá modificar o seu planejamento em longo prazo. No entanto, o princípio do seu processo deve ser modificar seus hábitos, e essa deve ser sua primeira meta.

publicidade

Troque produtos bancários

É possível que você troque uma opção de cartão de crédito tradicional por um cartão oferecido por uma fintech. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários relevantes, sem tarifas para o cliente final. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de um serviço importante para a sua rotina. 

Dentro do conceito da poupança como o resultado de uma mudança comportamental, você deve direcionar os valores economizados para essa finalidade, ainda que sejam valores baixos. Assim, você estará criando uma poderosa ferramenta de visualização tangível do seu processo.

Conceitue o seu processo como algo natural

Certamente, você se cobrará menos ao definir pequenas metas conceituadas no seu próprio processo de modo pontual. Porém, a mudança comportamental será grande em longo prazo; ao passo que será feita de forma orgânica.

Adapte o seu planejamento financeiro

Dessa forma, você poderá direcionar valores fixos para a poupança como algo plausível na sua rotina; já que, posteriormente, o questionamento do seu processo de compras e consumo será algo inserido na sua rotina, e não uma imposição que te faça se sentir incapaz de realizar um processo pessoal.

Por isso, você deve ser flexível, pois você precisa entender que é possível obter sucesso, ainda que o seu processo não seja linear. Portanto, refaça seu planejamento periodicamente.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.