Connect with us

Economia

Poupança fica ainda pior com Selic a 13,75%. Entenda!

Publicado

on

Segundo o relatório da ANBIMA, o Raio X do Investidor, mais de 80% dos brasileiros que investem possuem dinheiro na poupança. Apesar de ser muito fácil colocar o dinheiro e usar ele, é preciso entender que a sua caderneta está fazendo você perder dinheiro. Por isso, é importante que você tire o seu dinheiro de lá o quanto antes e coloque nos produtos adequados.

Por isso, hoje vamos falar sobre os rendimentos da poupança, como eles funcionam e o que fazer com o seu dinheiro que está lá. Vale lembrar que todos os investimentos ditos aqui serão tão seguros quando a poupança e, por isso, você não precisa se preocupar com a possibilidade de perder dinheiro.

Como funciona a poupança?

Historicamente, o Governo Federal estimula os cidadãos a guardarem dinheiro nas cadernetas. Isso porque o custo para o governo é baixo, ao passo que a segurança para o investidor é bastante alta. Apesar disso, o investidor acaba ganhando poucos retornos, principalmente quando as taxas de juros estão altas. Parece estranho, mas é que a fórmula da rentabilidade contribui para isso.

O rendimento da poupança depende de dois fatores: o nível da taxa Selic e o valor da Taxa Referencial. Historicamente, essa Taxa Referencial sempre ficou próxima a zero, o que pode ser desconsiderado como uma fonte de retorno. Por outro lado, a Selic é bastante importante para o investidor, principalmente em cenários em que essa taxa está alta. Atualmente, estamos na maior Selic desde novembro de 2016, o que é uma excelente notícia para quem quer investir dinheiro com segurança.

publicidade

Na prática, o investidor recebe um rendimento de 70% da taxa Selic, sempre que essa taxa está abaixo de 8,5%. Com isso, o retorno máximo do investidor brasileiro, nesse cenário, será de 5,95% ao ano no máximo. Caso a taxa Selic seja igual ou superior a 8,5%, a poupança passa a ter um retorno fixo de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial. Anualizando esse percentual, o rendimento do investidor fica em 6,17%.

Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%. Isso quer dizer que as cadernetas estão com os rendimentos máximos, mas bem longe de ser o melhor rendimento do Brasil. Na verdade, a poupança é o pior investimento hoje em dia.

Tire seu dinheiro da poupança agora mesmo! Foto: Reprodução

Onde colocar o dinheiro?

Para manter a mesma segurança da poupança, mas conseguir retornos até duas vezes maiores, vamos dar duas modalidades de investimentos para você. Com elas, você ganhará retornos de 13,75% ao ano, seguindo as taxas de juros. Além disso, vale lembrar que o Banco Central ainda pode aumentar a taxa para 14%, mas especialistas não são unânimes nesse assunto. Isso não mudaria a poupança também.

O primeiro investimento indicado é colocar o dinheiro em uma conta digital que renda 100% do CDI. Para isso, você possui diversas opções: Iti, Nubank, PicPay, PagBank e até mesmo em bancos menos conhecidos, como o Banco Bari. Nessas contas, você pode sacar o valor a qualquer momento e usar ele para fazer compras no seu cartão, por exemplo. Além disso, ele rende todos os dias, diferentemente da poupança, que rende a cada 30 dias.

publicidade

O segundo investimento é o Tesouro Selic, que renderá 13,75% e o valor é pago pelo próprio Governo Federal. Ele é o investimento mais seguro do Brasil.

O post Poupança fica ainda pior com Selic a 13,75%. Entenda! apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy