InícioMoedas e CâmbioPolítica cambial, entenda este assunto

Política cambial, entenda este assunto

Você já se perguntou por que o dólar e o euro valem mais do que o real? Ou por que o real tem um valor tão maior do que as outras moedas de nossos países vizinhos? Tudo isso tem uma explicação: Política Cambial.

Vamos explicar neste artigo os principais fatos sobre política cambial. Portanto, se quiser conhecer mais sobre o assunto e esclarecer as suas dúvidas é só continuar a leitura. Esperamos que goste do conteúdo.

O que é política cambial?

Quem define o quanto vale uma moeda em relação a outra? Não é nenhuma pessoa ou entidade governamental que dita o valor de uma moeda de outra nação. Pelo contrário, o responsável por definir o valor de uma moeda em relação a outra é o próprio mercado.

Para isso a política cambial utiliza a lei da oferta e demanda. Por exemplo, vamos utilizar o Brasil para explicar um pouco mais. Caso muitas pessoas queiram comprar Dólares, irá ocorrer uma queda da disponibilidade da moeda dos Estados Unidos no mercado brasileiro. Sendo assim, o valor do Dólar aumenta e o real fica desvalorizado.

O inverso também é verdadeiro. Caso muitos brasileiros queiram vender seus Dólares, a oferta aumenta muito no mercado. Com isso o preço do Dólar em relação ao real cai, e o real se valoriza.

Em resumo, a lei da oferta e demanda diz que: quando há um produto (neste caso moeda) em abundância o preço tende a cair, para que este se torne mais atrativo. Da mesma forma, quando há escassez de algum produto o preço aumenta.

Lembre-se que investidores estrangeiros também podem comprar Real, o que garante a valorização da nossa moeda.

Como a economia afeta a política cambial

A economia é totalmente afetada pelo que acontece com a política cambial. Esta pode causar aumento da inflação e por consequência tornar diversos produtos mais caros no mercado.

Por exemplo, aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e tablets, ou eletrodomésticos como televisores e microondas, todos tem peças que vêm do exterior. Sendo assim, caso a política cambial sinalize alta do dólar, haverá também alta nestes produtos. Uma vez que estes contém peças que são compradas em dólar

No final das contas quase todos os produtos enfrentam alta dos preços com alta do dólar. Afinal, grande parte da logística de tudo que consumimos é realizada em estradas. Apesar do Brasil ter reservas de petróleo, o país apenas vende o produto bruto para o exterior, comprando gasolina e assim pagando em dólar.

O Banco Central

O Banco Central interfere por vezes para manter a política cambial dentro de limites aceitáveis para a população. Para isso, a entidade brasileira pode comprar ou vender suas reservas em dólares. Desta forma se procura buscar equilíbrio no mercado e com isso manter a inflação e outras métricas na média.

Vale lembrar que o real extremamente valorizado também não é um bom cenário para os brasileiros. Uma vez que assim o número de exportações cai. Já que países estrangeiros estarão pagando mais caro em produtos nacionais.

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS