InícioFinanças PessoaisDicasPirâmide x Marketing Multinível

Pirâmide x Marketing Multinível

Você deve conhecer o golpe da Pirâmide Financeira. Um modelo ilegal no qual os investidores saem perdendo. As Pirâmides têm tendência a falir em poucos anos. Uma vez que isso acontece, 85% dos funcionários podem sair no prejuízo.

Por outro lado, vem fazendo cada vez mais sucesso o Marketing Multinível. Um modelo de vendas no qual se pode convidar novas pessoas. Porém este existe de uma forma que é sustentável financeiramente.

Alguma vez você já teve a oportunidade de trabalhar com Marketing Multinível e teve medo pensando que poderia ser este golpe? Existem diferenças entre os dois. Assim, se quiser saber mais sobre o assunto leia este artigo. Vamos te ajudar a escolher um investimento seguro e fugir dos golpes.

Pirâmide Financeira

Uma Pirâmide é um sistema insustentável. Neste são prometidos ganhos rápidos e em alto valor. É um dos principais fundamentos da pirâmide financeira a obrigatoriedade em se chamar novos membros. Alguns esquemas de Pirâmide criam produtos para disfarçar sua estrutura. 

Primeiramente um membro recruta um grupo. Em seguida, cada pessoa desse grupo deve formar seu próprio grupo. Porém, como a Pirâmide se baseia no valor que pessoas pagam para ingressar, ao invés de focar em vendas, uma vez que começam a faltar novas pessoas, o esquema começa a ruir.

Mas o básico que você deve saber sobre Pirâmides é que o sucesso dessas depende de novas adesões. Uma vez que estas pararem, quem retirar o seu dinheiro primeiro sai ganhando. O resto sai no prejuízo.

Esse modelo de negócios é ilegal no Brasil. A empresa Telexfree vem sendo processada e julgada por essa prática.

Marketing Multinível

Ao contrário da Pirâmide, o Marketing Multinível é focado em vendas. Neste são convidadas pessoas para uma rede. Estes integrantes devem conhecer, distribuir e vender produtos. O lucro dos integrantes vem da venda dos produtos.

Outra característica importante: no Marketing Multinível o vendedor sabe qual é o produto. Estes podem ser produtos de beleza, eletrodomésticos, roupas e etc. Caso esteja difícil entender o que é preciso vender já acenda o sinal vermelho. Este pode ser um golpe.

O Marketing Multinível se baseia em vender um produto e receber um valor por isso. E não em recrutar novas pessoas. A remuneração é feita por vendas individuais ou da equipe, dependendo da empresa.

Tome cuidado! Existem alguns esquemas de Pirâmide que se disfarçam de empresas de Marketing Multinível. Por isso, sempre pesquise muito bem antes de entrar em qualquer negócio. Cheque também a obrigatoriedade de se trazer novos membros.

O modelo de negócios baseado em Marketing Multinível é reconhecido no Brasil e pode ser praticado. Existe a chance deste representar um bom investimento para você.

E se eu já for vítima?

Caso você perceba que já está em um sistema de Pirâmide a melhor saída é fazer uma denúncia ao Ministério Público. O quanto antes melhor. Essa não é uma garantia que você terá seu dinheiro de volta. Mas já pode impedir que novas pessoas sejam enganadas.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS