Os efeitos de ‘Round 6’ na economia

A famosa série da Netflix, Round 6, movimentou a economia e não estamos falando de grandes empresas, apenas. Com um elenco sul-coreano, a série abriu espaço para a curiosidade sobre as características do país.

Por isso, Round 6 conseguiu duas grandes façanhas, que contaremos a seguir.

O que é a série?

Round 6 é uma série de jogos competitivos, onde uma série de personagens falidos (sem dinheiro) buscam um prêmio através de sua sobrevivência. Numa pegada similar a Jogos Vorazes, a série virou uma febre mundial.

Por isso, os personagens e a língua sul-coreana conquistaram o mundo e a série já tem mais de 111 milhões de telespectadores desde seu lançamento. O mistério por trás dos personagens mascarados e as cenas de ação prendem o espectador, de modo que os 9 episódios da primeira temporada passem voando.

As ações da Netflix

Desde o lançamento de Round 6, no dia 17 de setembro desse ano, as ações da Netflix operam em alta. Apesar disso, não parece ter muito fundamento isso, mas a lógica do mercado é, normalmente, irracional no longo prazo.

Isso porque com a alta demanda pela série, é comum que pessoas passem a ser assinantes do serviço de streaming o que, em tese, aumentaria os lucros da empresa. Apesar disso, não me parece ser de tamanha importância o sucesso da série para as finanças da empresa. Contudo, o preço das ações fala o contrário.

Desde 17 de setembro, as ações da Netflix na Nasdaqu (NFLX) subiram 6,61%, enquanto os BDR, recibos da ação na bolsa brasileira, cresceram estrondosos 9,97% depois de uma leve queda que, dias antes, impulsionou os ativos a uma alta de mais de 12%, ou seja, investidores olham para a série como uma fonte de lucro da empresa.

Round 6
Foto: Netflix – reprodução

Escolas de língua coreana têm alta demanda

O deslocamento da economia do ocidente para o oriente causa, há muito tempo, uma busca pelo aprendizado das línguas dos povos asiáticos. Round 6 impulsionou isso.

Apesar disso, o fenômeno não é exclusivo do momento. Com grupos de K-POP, musica pop coreana, a língua já vinha sofrendo grande demanda no Brasil. Com a série Round 6, a busca ficou ainda maior.

Segundo o ranking do aplicativo Duolingo, o coreano é a segunda língua que mais cresce as buscas no Brasil, atrás apenas do hindi. Isso faz com que professores da língua consigam cobrar mais caro, além de terem mais alunos em suas salas de aula. Quem sabe esses professores possam abrir um novo ramo no setor de estudos do Brasil. Fica a dica!

Round 6 aumenta a busca pela moeda coreana

Com a série Round 6 estourando nos topos dos rankings, a busca pela cultura sul-coreana e seus meios de vida também crescem. Segundo um estudo da Revista Exame, a busca pela moeda coreana subiu estrondosos 700% nos últimos 30 dias.

E além disso, por mais estranho que possa parece, a cotação da moeda cresceu, desde 17 de setembro, mais de 4%. Cotada a R$0,0045, o “won” agora vale R$0,0046. Com as demais casas decimais, temos o aumento significativo.

Seria uma série de televisão influente a ponto de mudar as estruturas do mercado financeiro? Talvez. Por mais que pareça absurdo, Round 6 mexeu com o mundo todo.

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