Connect with us

Economia

Os benefícios da educação na economia

Publicado

on

Compreender como a educação e o treinamento interagem com a economia pode ajudar a explicar por que alguns trabalhadores, empresas e economias florescem enquanto outros fracassam.

À medida que a oferta de trabalho aumenta, a pressão para baixo é colocada sobre a taxa salarial. Se a demanda de mão de obra dos empregadores não acompanhar a oferta de mão de obra, os salários geralmente caem.

Nesse sentido, um excesso de oferta de trabalhadores é particularmente prejudicial para os empregados que trabalham em indústrias com baixas barreiras à entrada de novos funcionários – ou seja, aqueles com empregos que não exigem diploma ou qualquer treinamento especializado. Por outro lado, as indústrias com requisitos de ensino superior e treinamento tendem a pagar salários mais altos aos trabalhadores.

Além disso, o aumento salarial é devido a uma menor oferta de mão de obra capaz de operar nessas indústrias, e a educação e treinamento necessários acarretam custos significativos.

publicidade

Como o treinamento profissional e a educação influencia a economia

Uma economia bem-sucedida tem uma força de trabalho capaz de operar indústrias em um nível em que detém uma vantagem competitiva sobre as economias de outros países. 

Com isso, as nações podem tentar incentivar o treinamento por meio de incentivos fiscais , fornecendo instalações para treinar trabalhadores ou uma variedade de outros meios destinados a criar uma força de trabalho mais qualificada . Embora seja improvável que uma economia detenha uma vantagem competitiva em todos os setores, ela pode se concentrar em vários setores nos quais profissionais qualificados são mais prontamente treinados.

As diferenças nos níveis de treinamento e educação são um fator significativo que separa os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Embora outros fatores certamente estejam em jogo, como a geografia e os recursos disponíveis, ter trabalhadores mais bem treinados gera repercussões em toda a economia.

Uma externalidade pode ter um efeito positivo em uma economia devido a uma força de trabalho bem treinada. Em outras palavras, todas as empresas se beneficiam do fator externo de ter uma mão de obra qualificada para contratar funcionários. Em alguns casos, a força de trabalho altamente qualificada pode estar concentrada em uma região geográfica específica. 

Benefícios para os trabalhadores

Os trabalhadores aumentam seu potencial de ganhos a partir do momento que a educação propicia seu desenvolvimento e refinamento de suas capacidades e habilidades. Quanto mais eles souberem sobre a função de um determinado trabalho e setor específico, mais valiosos se tornarão para um empregador.

publicidade

Além disso, os funcionários podem querer aprender técnicas avançadas ou novas habilidades para disputar um salário mais alto. Normalmente, os trabalhadores podem esperar que seus salários aumentem, mas em uma porcentagem menor do que os ganhos de produtividade dos empregadores. 

Quando se trata de educação, quanto maior o nível educacional de um país, maiores são as chances de tal país dominar o cenário industrial, ao passo de que consegue administrar mais tecnologia em suas tarefas.

O post Os benefícios da educação na economia apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy