Connect with us

Economia

Economia de Comando, entenda suas vantagens

Publicado

on

Uma economia de comando é aquela em que um governo centralizado controla os meios de produção. Isso tem vantagens e desvantagens quando comparado a uma economia de livre mercado , que é uma economia onde a oferta e a demanda ditam a produção e os preços. 

Nesse sentido, essas economias têm sido tradicionalmente associadas a nações socialistas e comunistas, enquanto as economias de livre mercado têm sido associadas ao capitalismo e às nações democráticas.

Na realidade, nenhuma economia é puramente de livre mercado nem inteiramente controlada por um governo. Por outro lado, as economias existem ao longo de um espectro com certos aspectos favorecendo um tipo ou outro. 

Uma visão geral

Em uma economia de comando , o governo determina o que é produzido, como é produzido e como é distribuído . A iniciativa privada não existe em uma economia de comando. O governo emprega todos os trabalhadores e determina unilateralmente seus salários e deveres de trabalho e preços de produtos.

publicidade

Com isso, existem vantagens e desvantagens em comandar as estruturas da economia. As vantagens da economia de comando incluem baixos níveis de desigualdade e desemprego e o objetivo comum de substituir o lucro como o principal incentivo da produção. As desvantagens da economia de comando incluem a falta de concorrência, o que pode levar à falta de inovação e à falta de eficiência.

As vantagens de uma economia de comando

Como o governo controla os meios de produção em uma economia de comando, ele determina quem trabalha, onde e por quanto paga. Essa estrutura de poder contrasta fortemente com uma economia de livre mercado, na qual empresas privadas controlam os meios de produção e contratam trabalhadores com base nas necessidades dos negócios, pagando-lhes salários estabelecidos por forças invisíveis do mercado.

Em uma economia de livre mercado , a lei da oferta e da demanda determina que trabalhadores com habilidades únicas em áreas de alta demanda recebem altos salários por seus serviços, enquanto indivíduos de baixa qualificação em áreas saturadas de trabalhadores se contentam com salários baixos se pode encontrar trabalho em tudo.

Enquanto a motivação para o lucro impulsiona a maioria das decisões de negócios em uma economia de mercado livre, é um fator não-fator em uma economia de comando . Um governo de economia de comando, portanto, pode adaptar produtos e serviços para beneficiar o bem comum sem levar em conta lucros e perdas. Por exemplo, a maioria dos verdadeiros governos de economia de comando, como Cuba, oferece cobertura de saúde gratuita e universal a seus cidadãos.

Além disso, ao contrário da mão invisível do livre mercado, que não pode ser manipulada por uma única empresa ou indivíduo, um governo de economia de comando pode definir salários e vagas de emprego para criar a taxa de desemprego e a distribuição salarial que achar melhor.

publicidade

O post Economia de Comando, entenda suas vantagens apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy