Connect with us

Sem categoria

Open Finance: a customização do fluxo financeiro de oferta e demanda 

Publicado

on

O Open Finance é um termo utilizado para referenciar o Sistema Financeiro Aberto. Sendo assim, é uma maneira de compartilhamento de dados que pode ser viável para as instituições financeiras e para o usuário que autoriza o compartilhamento de suas informações.

Open Finance: a customização do fluxo financeiro de oferta e demanda 

Anteriormente ao sistema Open Finance os dados financeiros e bancários eram restritos ao banco e cliente; já que as informações bancárias eram exclusivas.

A autorização do cliente e a elevação da concorrência

O Open Finance mudou essa realidade; já que objetivando melhorar as ofertas de maneira customizada para o cliente final, o Sistema Financeiro Aberto facilita para que o cliente permita o acesso aos seus dados com objetivos específicos, ao passo que é importante ressaltar que esse acesso só será realizado mediante autorização.

Pix e a desburocratização de processos financeiros

A burocracia no mundo financeiro tem perdido espaço, como é possível ver através das transações realizadas em tempo real pelo Pix, pela facilidade e popularização das diversas opções de investimentos, e agora, pelo compartilhamento dos seus dados através do sistema Open Finance.

publicidade

Benefícios para o cliente

O Sistema Financeiro Aberto amplia seus benefícios como consumidor final; ao passo que também é uma maneira interessante de realizar uma ligação entre oferta e demanda no mercado de investimentos e entre os produtos financeiros de maneira abrangente. Por isso, diversos países que utilizam esse modelo obtiveram sucesso desde a sua implementação.

Tarifas, limites e produtos

Ao autorizar que as instituições financeiras acessem seus dados, você pode obter melhores condições de tarifas e limites, de maneira que você pode optar por centralizar seus gastos e seus produtos bancários em uma única instituição financeira.

As instituições financeiras precisam otimizar processos e personalizar ofertas; o que pode ser de grande valia para o cliente que deseja realizar empréstimos, financiamentos ou adquirir um cartão de crédito. Além disso, essa centralização otimiza o seu planejamento financeiro pessoal.

Critérios de segurança 

O Banco Central do Brasil (BCB) enfatiza que o sistema Open Finance, assim como o Pix, é uma ferramenta segura; já que a segurança das informações é algo pensado pela instituição desde o escopo do projeto. Sendo assim, o processo é 100% online e supervisionado pela própria instituição.

Além disso, as instituições participantes precisam cumprir requisitos de autenticidade e segurança. Dessa maneira, é possível otimizar processos financeiros e facilitar a vida do cliente final, sendo um processo importante para a economia de forma geral.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.