Olist, a startup que pode ganhar o Brasil

A Olist é o mais novo unicórnio brasileiro e conhecer essa empresa pode fazer você ganhar muito dinheiro. Isso porque a startup atua diretamente na venda dos seus produtos nos mais diversos marketplaces, gerando mais confiança ao seu produto, além de fornecer sempre o melhor preço para o consumidor. Dessa forma, segundo a própria empresa, quem usa a Olist cresce 4x mais rápido que a média do mercado.

Além disso, a empresa recebeu um aporte de US$186 milhões em investidores externos e se tornou um unicórnio, que são empresas avaliadas em mais de US$1 bilhão.

O que faz a Olist?

A Olist é um sistema integrado a diversas plataformas. Por isso, quando você desejar vender seus produtos online, você precisa entrar nas plataformas do Mercado Livre, Amazon, Americanas, e outras, separadamente e fazer o anúncio um por um. Contudo, na Olist, você coloca o anúncio dentro do sistema e a empresa joga, automaticamente, para diversos marketplaces diferentes.

Para dar um exemplo: pense que você vende joias online. Nesse caso, precisaria cadastrar seu produto no Mercado Livre, depois na Amazon e, por último, digamos, na Americanas. Contudo, na Olist você faz apenas um cadastro do produto e ela vende nessas três plataformas automaticamente. Além dessas três lojas, a Olist trabalha com mais 15 marketplaces, totalizando 18 plataformas de vendas. Com isso, além de aumentar as suas chances de venda você economiza tempo na hora de anunciar.

Apesar disso, especialistas afirmam que vender pela Olist gera maior dificuldade na criação de uma marca, com o nome reconhecido. Além disso, é importante ficar de olho nas comissões da plataforma e ver se, mesmo com elas, vale a pena manter as vendas por lá. Por outro lado, vender até 4x mais pode suprir as suas necessidades financeiras e impulsionar ainda mais o seu negócio.

Olist
Tiago Dalvi, fundador do Olist. Foto: Divulgação

Investimento bilionário

Por essa liderança no mercado e um produto bastante inovador, a Olist se tornou a queridinha do e-commerce brasileiro. Em uma rodada de investimentos liderada pela Washington Management, Softbank ,Goldmann Sachs, Corton Capital e Globo Ventures se tornaram acionistas da empresa. Com o dinheiro, a empresa pretende investir em expansão.

A atratividade do negócio se explica, além do setor de atuação, pelo crescimento acelerado da empresa, inclusive acima das expectativas da própria Olist. Isso porque a empresa pretendia aumentar as vendas em 2,5 vezes. Até o mês de novembro, as vendas mais que triplicaram. Segundo o Pipeline, a startup deve fechar 2021 com um faturamento quase de R$ 250 milhões, bem acima dos R$ 80 milhões do ano passado.

Fundada em 2015, a empresa vem criando ecossistemas de vendas facilitados para que empreendedores possam entrar no mercado digital de forma mais fácil. Além disso, a Olist ranqueia melhor os anúncios dos seus clientes, o que aumenta as vendas dos produtos na hora que alguém pesquisa na internet.

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