O que é um CDB? Entenda um dos melhores investimentos

O CDB é um dos melhores investimentos de renda fixa e, no Brasil, ele pode ser extremamente rentável no longo prazo. O Certificado de Depósito Bancário é uma das formas mais populares entre os grandes investidores e, recentemente, as instituições emissoras começaram a popularizar ainda mais esse investimento. Por isso, agora é possível que você consiga começar com R$100,00 ou até menos.

Apesar disso, para esse investimento é preciso que você tome alguns cuidados. Por outro lado, as taxas podem ser excelentes, principalmente para aqueles que não gostam de se aventurar na renda variável.

O que é um CDB?

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Como o próprio nome diz, você depositará em um banco. Contudo, esse depósito é diferente do habitual, onde você simplesmente coloca dinheiro na sua conta corrente. E exatamente por causa dessa diferença que os CDBs são excelentes formas de rentabilizar o seu dinheiro.

A maior diferença entre os depósitos normais e o CDB é o rendimento. Enquanto muitas contas corrente não possuem rendimentos, no CDB você tem, sempre, rendimentos. Esse retorno de dinheiro pode ser tanto prefixado, quando atrelado ao CDI ou ao IPCA (inflação). Além disso, existe um tempo mínimo onde você não poderá retirar o dinheiro do título.

Para evitar que esses depósitos sejam feitos apenas dentro do banco, essas instituições financeiras emitem os títulos de financiamento (CDB) no mercado financeiro, o que possibilita que você possa comprar de qualquer corretora ou banco do país. Dessa forma, você pode investir em um CDB do BTG Pactual de dentro de uma corretora de valores, como a Genial Investimentos. Além disso, o CDB tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma reunião de bancos que atuam para pagar você em caso de falência do emissor do título.

CDB
Foto: Shutterstock

Por que investir nesses títulos?

Apesar de precisar de um tempo sem retirar o seu dinheiro, que varia de 1 a 5 anos normalmente, o CDB permite uma rentabilidade bem acima dos indicadores do mercado. No longo prazo, isso fará toda a diferença e pode, inclusive, definir se você poderá ou não se aposentar por conta própria.

Nos CDB, o seu dinheiro fica parado dentro do banco por algum tempo definido. Durante esse tempo, o banco empresta seu dinheiro e faz outros financiamentos, de modo que ele consiga rendimentos para ele mesmo. Contudo, por ser um investimento mais arriscado que um Tesouro Direto, os rendimentos são sempre acima dos títulos públicos. Isso faz com que você possa ter rendimentos de 7% a 20% no ano, a depender dos indicadores. No ano de 2021, títulos atrelados ao IPCA chegaram a render 17% na média. No Tesouro Direto, a média de retornos foi de 14%. Com isso, quem emprestou para os bancos teve resultados melhores.

Além disso, essa diferença de 3% aplicada ao longo prazo pode gerar até 110% de diferença. Se aplicarmos por 10 anos a uma taxa de 14%, teríamos um rendimento de 270%, enquanto que aplicando a 17% o retorno no mesmo período é de 380%. Por isso, os CDB são sempre excelentes formas de investir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.