Connect with us

Economia

O que é empréstimo consignado e como pedir?

Publicado

on

Empréstimo consignado é uma modalidade que facilita o acesso ao crédito mas oferece algumas condições que são muito importantes e devem ser consideradas antes que você possa solicitar. Afinal, o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou do benefício pago pelo INSS para a pessoa que recebe dinheiro por meio da Previdência Social. Saiba mais aqui no Brasil 123.

Os juros do empréstimo consignado são muito mais atrativos e isso acontece porque as instituições financeiras percebem um risco bem menor ao oferecer essa modalidade. Pois, como as parcelas serão pagas sem atraso, o cliente não corre o risco de atrasar seus débitos.

Como funciona o empréstimo consignado

Como foi dito, a cobrança mensal das parcelas do empréstimo acontece diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores ou diretamente na hora em que o Governo libera o pagamento para os aposentados e pensionistas do INSS.

Dessa forma, além de evitar um possível calote, as instituições financeiras conseguem oferecer melhores condições para aumentar a clientela por meio da atração pelas taxas mais baixas do mercado de crédito atual. Mas, será que só existem vantagens quando o assunto é empréstimo consignado? Acompanhe até o final para entender melhor sobre isso.

publicidade

Como pedir o empréstimo 

Para pedir empréstimo consignado, o cliente precisa apresentar os seguintes documentos para análise de crédito que é feita pela instituição financeira:

RG
CPF
Comprovante de residência
Comprovante de renda

Segundo a Lei N° 10.820, de 2003, o limite máximo que pode ser pago por parcela é de 35% do salário, pois 30% são para o empréstimo em si e 5% é para o cartão consignado que é criado em paralelo durante a aquisição dessa modalidade de empréstimo.

Vale lembrar que o valor que você consegue receber e a quantia de parcelas depende da análise de crédito que é feita antes disso, já que ela definirá seu perfil e quanto a instituição financeira pode confiar em sua capacidade de pagar suas contas.

Para pedir o empréstimo consignado, geralmente recomenda-se procurar a agência pessoalmente, visto que assim você consegue negociar melhores taxas e fazer simulações. Mas, antes de pedir, veja abaixo se vale a pena fazer empréstimo consignado.

publicidade

O valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou do benefício pago pelo INSS – Reprodução AdobeStock

Vale a pena pedir empréstimo consignado?

Em primeiro lugar, saiba que é muito importante ter planejamento para fazer empréstimo consignado, afinal, o desconto será debitado diretamente na sua folha de pagamento.

Por isso, saber se vale a pena pedir empréstimo depende de algumas respostas para tais perguntas: você realmente precisa de dinheiro emprestado? Você pode viver com 65% do seu salário atualmente? Quando souber responder sinceramente essas questões, você saberá se vale a pena adquirir um empréstimo consignado.

O post O que é empréstimo consignado e como pedir? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy