Connect with us

Economia

3 dicas de finanças para quem está endividado

Publicado

on

Sabe quando você olha para sua conta bancária e o que vê são saldos negativos do cheque especial? Ou quando você percebe que mais uma parcela está vencendo e você não vai ter capital para cobrir? Saiba que essa é a situação de muitas pessoas e, pensando nisso, separamos aqui no Brasil 123, 3 dicas de finanças para quem está endividado para te ajudar.

Afinal, um estudo realizado pela CNN Brasil apontou que 72% das famílias brasileiras estão endividadas atualmente, mas nem tudo está perdido, pois existem algumas dicas de finanças para quem está endividado que podem melhorar significativamente esse quadro. Veja a seguir:

Veja 3 dicas de finanças para quem está endividado

O caminho para se livrar das dívidas pode ser um pouco difícil de percorrer, mas uma coisa é certa: isso é possível. Veja abaixo 3 dicas de finanças para quem está endividado conseguir mudar de vida nos próximos anos:

Crie uma lista de credores

O verbo “estar” é diferente do verbo “ser”, portanto, se você está endividado, isso não significa que você é endividado, ou seja, sua vida não se limita a isso e logo poderá se livrar desses problemas financeiros tão comuns entre os brasileiros.

publicidade

A primeira dica para quem está endividado é criar uma lista dos credores, pois muita gente sabe que deve, mas não para quem deve. Por isso, se você já está no ponto de dever tanto que já não lembra onde, anote tudo em um caderno para não esquecer. Nesta lista, adicione desde o empréstimo pessoal atrasado, parcelas de carro até aquele dinheiro que pegou emprestado com seu amigo em um dia qualquer.

Para deixar ainda mais organizado, coloque as dívidas com juros maiores em primeiro lugar e desça até as mais fáceis de pagar.

Saiba quanto ganha e planeje o orçamento

Não se pode também pensar em pegar todo o salário e pagar dívidas atrasadas para se livrar delas mais rápido, afinal, outras vão surgir no meio disso e são igualmente importantes. Por isso, a segunda dica de finanças para quem está endividado é saber exatamente quanto ganha para planejar o orçamento futuro.

Ou seja, sabendo quanto você ganha, calcule que 30% do seu salário será reservado para quitar seus débitos e somente o restante será usado durante o dia a dia. Nessa hora, tenha cuidado para não aumentar suas contas.

Saber quanto ganha e planejar o orçamento é importante para organizar as finanças – Reprodução AdobeStock

publicidade

Economize sempre

Quer saber qual é a principal dica de finanças para quem está endividado? Economizar sempre que for possível. Afinal, controlar os gastos e cortar despesas é fundamental para ter maiores chances de limpar o nome e voltar a ter saúde financeira em dia.

Portanto, cozinhe seus alimentos, mesmo que a preguiça faça você querer pedir lanches, não compre por impulso em nenhuma situação e vá a pé até a padaria que fica perto da sua casa, ao invés de usar algum veículo para o deslocamento, afinal, o combustível vai consumir boa parte dos seus ganhos.

O post 3 dicas de finanças para quem está endividado apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy