Nubank: ações ficam abaixo do valor do IPO
O IPO mais aguardado do mercado financeiro parece ter decepcionado muitos investidores em pouco tempo. Os BDR do Nubank, cotados a R$8,54 agora, apresentam queda de 5% desde seu lançamento. Especialistas afirmam que é um movimento normal do mercado e que as ações entram nos movimentos dos índices.
Com isso, os investidores não devem se preocupar com o curto prazo. Ainda, caso sejam favoráveis ao ativo, podem aproveitar a baixa para aumentar suas posições, caso já tenha uma carteira diversificada.
O IPO do Nubank
O IPO do Nubank foi o mais aguardado pelos investidores. Tanto pela proposta da empresa, quanto pela popularidade que o banco tomou no mundo todo, o Nubank é uma das principais potências bancárias da América Latina. Apesar disso, especialistas em finanças acreditam que o valor do Nubank ficou bem acima do valor justo, o que pode corrigir os preços para baixo.
Isso porque, ao ser lançada na bolsa, a ação do Nubank tinha um valor acima do normal. Com um processo normal em IPO, os investidores colocam precificação nas expectativas. E de expectativas o Nubank está cheio. Com isso, o Nubank ficou avaliado como o banco mais caro da América Latina, superando seus pares como Itaú, Bradesco e até Santander. Dessa forma, a principal crítica dos analistas foi a desconexão com a realidade que esse preço apresenta.
Nos primeiros dias de pregão, a ação operou em forte alta. Do dia 9 de dezembro para o dia 10 de dezembro, o ativo subiu quase 15%. De lá para cá, o Nubank perdeu mais de 25% de valor de mercado. O que contribui para isso, além do preço acima do justo, é o temor dos mercados em relação à pandemia, o que também faz os preços caírem.
O futuro do banco
O Nubank talvez seja um dos bancos com maior potencial no futuro. Exatamente por isso, os investidores esperam pelos próximos resultados da empresa. Isso porque de todos os anos, apenas uma vez o Nubank operou no verde. O restante dos períodos foram apenas prejuízos. Com isso, além de encantar os clientes e cobrar taxas baixas, o Nubank precisa de bons resultados.
Apesar disso, o banco apresenta um grande desafio para isso. Isso porque a instituição cresceu baseada nas taxas zeradas e na disrupção do setor financeiro. Com isso, qualquer tentativa de colocar taxas em seus produtos pode ser mal vista pelos clientes, afirmam analistas.
Porém, hoje o banco soma mais de 41 milhões de clientes, com atividades principalmente no Brasil, mas presentes no México e no Equador. Com isso, caso o banco deseje entrar fortemente nesses mercados, o investidor deve estar preparado para mais períodos no prejuízo.
Contudo, os movimentos do preço dos ativos não representam esses entraves. Depois de subir muito na estreia, é normal a correção dos preços. Além disso, os índices americanos, onde o Nubank está listado, fecharam em baixa com os temores da nova variante Ômicron.