Microsoft passa Apple e é a empresa mais cara do mundo
A Microsoft (B3: MSFT34) se tornou, hoje, a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Apple (B3: AAPL34). É a primeira vez que isso ocorre, em mais de um ano, e os resultados trimestrais foram fundamentais para que isso acontecesse.
Isso porque nessa semana ambas as empresas soltaram seus resultados. A Microsoft surpreendeu, a Apple gerou preocupação.
Microsoft maior que Apple?
Pode parecer estranho ao investidor iniciante, mas a Microsoft já ultrapassou a Apple em junho de 2020, de acordo com dados do Dow Jones Market Data. Com a empresa de telefones e aparelhos liderando altas nos índices, a Apple tomou seu posto recentemente.
Isso porque com o home office e a tecnologia se difundindo de forma mais rápida com a pandemia, as vendas da Apple saltaram fortemente, enquanto a receita da Microsoft não correspondeu as expectativas.
Contudo, os recentes gargalos na produção, devido à falta de chips na indústria de tecnologia, começaram a atrapalhar a produção da empresa de Steve Jobs. Com isso, os resultados da Apple vieram abaixo do esperado, fechado um lucro de US$20,5 bilhões. Apesar do lucro acima das expectativas, a receita total ficou abaixo do desejado pelos analistas, o que desvalorizou as ações da companhia. No início do pregão de hoje, os BDR da empresa chegaram a cair mais de 3%, mas o papel retomou as forças e diminui a queda para a casa dos 1,32%.
Por outro lado, a Microsoft surpreendeu os investidores com um aumento relevante na busca pelos serviços de nuvem da companhia. Com a pandemia, empresas tiveram que digitalizar seus processos no mundo todo, o que aprimorou a receita da empresa. Dessa forma, o lucro ficou em US$18,9 bilhões de dólares.
Apesar disso, a empresa divulgou que os serviços de propaganda e publicidade subiram mais de 40%, representando uma forte alta dentro de todos os produtos da empresa. Com essa nova realidade, a Microsoft é a empresa que mais vende anúncios na internet, algo que é indispensável hoje em dia.
No pregão de hoje, os BDR da Microsoft fecham em alta de quase 1,80%, o que fez com que a empresa ficasse avaliada acima da Apple.
Como investir nessas empresas?
Na verdade, é bastante simples investir nessas empresas e você pode fazer isso já nos próximos pregões. Isso porque você não precisa, de fato, comprar uma ação da empresa, mas sim um recibo que demonstra que você tem uma ação.
Ou seja, você compra um papel que comprova que tem a ação, mas não precisa compra o ativo lá nos Estados Unidos. A esse tipo de investimentos, chamamos de BDR (Brazilian Depositary Receipt). Com isso, você consegue investir nas maiores empresas do mundo, além de Apple e Microsoft, também pode investir em Amazon, Tesla, entre outras.
Apesar da facilidade, a recomendação segue a mesma: é importante analisar a empresa a fundo antes de investir ou, caso siga alguma estratégia de investimentos, segui-la fielmente. Mesmo que sejam as maiores empresas do mundo, isso não quer dizer que elas sempre darão resultados positivos ao mercado.