InícioFinanças PessoaisCartão de CréditoMastercard anuncia que cartões de créditos com tarja magnética serão cancelados

Mastercard anuncia que cartões de créditos com tarja magnética serão cancelados

As tarjas magnéticas nos cartões de crédito estão com os dias contados — à medida que a indústria adota novas tecnologias como, por exemplo, os chips ou NFC (pagamentos por aproximação), consideradas mais seguras, empresas como a Mastercard já consideram abolir as nostálgicas faixas encontradas atrás deles.

A título de informação, a tecnologia remonta à década de 1960, e a Mastercard anunciou que a listra não será mais exigida em novos cartões em mercados como a Europa a partir de 2024.

Nos EUA, a adoção de pagamentos via chip está demorando mais para se popularizar, então, por lá os planos iniciam a partir de 2027.

A partir de 2029, nenhum novo cartão (seja de crédito ou débito) da Mastercard será emitido com a tarja, e até 2033, todos os que possuem a tecnologia já deverão ter sido descontinuados.

Os chips EMV – que começaram a ser empregados na década de 90 — permitiram que as informações dos usuários fossem armazenadas de maneira mais segura, autenticadas via PIN.

Curiosamente, os EUA não tiveram o mesmo ritmo de adoção dos chips do resto do mundo — enquanto 86% das transações presenciais são feitas com cartões de chips, nos EUA o número cai para 73%.

Pagamentos por aproximação são o futuro

Por mais que os cartões com chip sejam posicionados como sucessores dos com tarjas magnéticas, a Mastercard observa que, na verdade, os pagamentos por aproximação (feitos por um cartão ou digitalmente usando a maioria dos smartphones modernos) são os que têm ganhado mais popularidade, especialmente durante a pandemia.

Com a quantidade de transações tendo aumentado em 1 bilhão apenas no primeiro trimestre deste ano, quando comparamos com o ano passado, no segundo trimestre, a nível global, 45% das transações presenciais adotaram a tecnologia.

Raquel Luciano
Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS