InícioInvestimentosLibra esterlina: conheça a moeda e investimentos

Libra esterlina: conheça a moeda e investimentos

A libra esterlina é a moeda oficial do Reino Unido, por isso circula na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Hoje a cotação desta moeda está em £1,00 valendo R $7,21. Por isso esta moeda está valendo mais do que o dólar.

Se quiser saber mais sobre a libra esterlina e aprender a realizar investimentos vinculados a esta moeda continue a leitura. Preparamos um guia sobre o assunto que vai te ajudar a compreender mais sobre o tema.

Como comprar libra esterlina?

É possível comprar a moeda em casas de câmbio, bancos ou agências de turismo. Portanto, caso tenha interesse, pode encontrar a moeda em fácil acesso para começar os seus investimentos.

Existem taxas que são cobradas pela compra de moeda estrangeira. Por isso, cogite se tornar correntista para evitar despesas adicionais. Além do valor que as instituições cobram, existe o imposto de renda. Sendo assim, para quem compra o dinheiro em papel existe o imposto de 1,1%. Por outro lado, aqueles que fazem as compras de libra esterlina em cartões são taxados em 6,38%.

Como investir?

Uma forma de renda fixa para os investidores de libra esterlina são os bonds. Esta é a versão do Reino Unido do Tesouro Direto. Sendo assim, é possível contar com toda a segurança e rentabilidade desses investimentos, assim como no Brasil.

Você pode comprar estes no mercado secundário, ou seja, de outros investidores. Existe também a oportunidade de comprar bonds na bolsa de valores nacional. Portanto, pesquise qual deve ser a melhor maneira de começar este investimento, assim como os mais rentáveis.

Para aqueles que buscam um investimento mais diversificado existem os fundos. Nesta forma um investidor entra com uma quantia de dinheiro que um administrador aplica em diferentes investimentos. Portanto, um fundo ligado à libra esterlina pode colocar seu dinheiro em bonds, ações do Reino Unido e fundos cambiais.

Neste investimento existe a cobrança de taxas de administração, imposto de renda e taxa de performance. Portanto é necessário saber que os lucros obtidos não serão todos seu.

Quais são as vantagens de se investir em libra esterlina?

Ao colocar uma parte do seu capital investido em libra esterlina você está o protegendo da inflação brasileira. Isso porque o seu dinheiro estará ligado a outra moeda, que é muito mais forte. Vale lembrar que a libra esterlina é uma das moedas mais antigas do mundo e por isso é muito estável.

Agora imagine uma situação onde você investiu em renda fixa. Caso a moeda nacional se desvalorize e você tenha feito aplicações no Tesouro Direto sem relação ao IPCA, pode sair no prejuízo. Por outro lado, aplicações em bonds aumentam de valor caso a libra aumente também.

Sendo assim, investir em libra esterlina é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos e trazer segurança para uma parcela. Sem dúvida você não deve focar todos seus investimentos nesta modalidade. Porém vale a pena ter parte do seu capital em uma moeda que é considerada tão forte.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS