InícioFinanças PessoaisIPVA 2021: Prorrogação do pagamento

IPVA 2021: Prorrogação do pagamento

O IPVA 2021 teve a data de pagamento prorrogada em muitos estados devido a pandemia.

A pandemia causada pela COVID-19 causou a prorrogação de inúmeros serviços no país. O pagamento do IPVA 2021, por exemplo, foi uma delas. Em muitos estados onde há muitos casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus, o pagamento acabou sendo adiado e remarcado para outra data.

O que é IPVA 2021?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto cobrado de forma anual pelos governos estaduais.

Esse tipo de imposto, IPVA, passou a ser instituído no ano de 1986 como uma forma de substituição da taxa Rodoviária Única.

A TRU, naquela época, estava vinculada a gastos que envolviam os sistemas de transportes rodoviários.

Muito diferente da TRU dos anos 80, o IPVA não é aplicado para que haja melhorias em ruas e estradas. Neste caso, o IPVA é cobrado para que o valor seja dividido entre o estado e Governo Federal.

A aplicação do montante dividido é feita de acordo com a necessidade de cada estado e município. Podendo ser aplicado em:

  • Mobilidade
  • Educação
  • Saúde

Onde o pagamento do IPVA 2021 foi prorrogado?

Devido à gravidade da pandemia causada pela COVID-19, o cronograma do IPVA mudou. Alguns estados do País tiveram que adotar medidas no calendário referente ao pagamento do IPVA 2021.

No calendário consta diferentes prazos de pagamento em diferentes estados do País. Apesar de ser uma medida eficiente, não foram todos os Estados que adotaram essa medida.

Muitos estados mantiveram o pagamento para 2021 e outros prorrogaram a data de pagamento. Veja mais detalhes abaixo.

Bahia

No estado da Bahia, foi anunciado pelo governo que haverá prorrogação do prazo de pagamento do IPVA 2021. De acordo com o Governo do Estado da Bahia, a medida se aplica para o IPVA de:

  • Veículos escolares
  • Autoescolas
  • Turismo Interno

O IPVA 2021, com a prorrogação, poderá ser quitado no ano de 2022 sem nenhum problema. Enquanto o pagamento do IPVA 2022 será estendido para ser pago no ano de 2023.

Espírito Santo

No estado do Espírito Santo, diferente da Bahia, o IPVA 2021 foi prorrogado apenas por um período de 3 meses para:

  • Condutores de veículos
  • Proprietários de quaisquer veículos

Essa decisão foi tomada como medida econômica anunciada pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

Paraná

No Estado do Paraná, o IPVA 2021 estaria previsto para ser vencido no mês de março. No entanto, a prorrogação foi decretada para que vencesse no mês seguinte.

Neste caso, foi garantido pelo menos 1 mês de carência no pagamento.

Por conta dessa prorrogação, válida para a terceira parcela do IPVA 2021, todas as demais parcelas também foram adiadas e vencerão no mês de junho.

Como o IPVA 2021 é cobrado?

Para que o IPVA seja cobrado de maneira justa o estado faz uma avaliação do preço de mercado do automóvel.

A quantia do IPVA passa a ser calculada sobre o valor venal de cada veículo. Esse valor pode chegar a variar entre 1,5% a 4%.

A tabela de divulgação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é usada para determinar o preço de mercado de automóvel.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS