Connect with us

Sem categoria

INSS: Veja como se aposentar por idade ou por invalidez em 2022

Publicado

on

Cidadãos brasileiros podem se aposentar por diversas modalidades através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entre elas está a aposentadoria por idade e a aposentadoria por invalidez. Veja detalhes de cada uma delas a seguir.

Aposentadoria por idade

Para se aposentar por idade é necessário que tenha contribuído por pelos menos 180 meses, ou seja, 15 anos. Além disso, em 2022, o homem deve ter idade mínima de 65 anos e a mulher, 61 anos e 6 meses.

Vale ressaltar que em 2023, as mulheres poderão se aposentar com a idade mínima de 62 anos completos + 15 anos de contribuição. Os homens permanecem com a regra de 65 anos, no mínimo.

Segundo informações do INSS, de janeiro a abril desse ano, já foram pagos cerca de R$ 65,8 bilhões em aposentadoria por idade.

publicidade

Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é destinada aos trabalhadores que comprovarem que estão incapacitados de exercer atividades laborais de forma vitalícia.

Para ter acesso ao benefício também é necessário ter contribuído por, no mínimo, 12 meses. No entanto, o trabalhador que sofreu acidente de trabalho que causou a incapacidade, não precisará cumprir a carência.

Vale ressaltar ainda que os aposentados por invalidez que precisam da ajuda de terceiros para realizar suas tarefas cotidianas poderão receber um adicional de 25% no valor do benefício, além de ter acesso ao 13° salário.

Como solicitar?

A solicitação do benefício pode ser realizada através do site ou aplicativo Meu INSS. Se preferir, o cidadão também pode entrar em contato com a central de atendimento, no telefone 135.

Todavia, na prática será necessário apresentar documentos comprobatórios, como laudos, exames, atestados e receitas médicas para a avaliação do médico perito. Sendo comprovada a incapacidade, o segurado deverá a cada dois anos, passar por uma nova avaliação pelo INSS.

publicidade

Veja como realizar o procedimento de solicitação pelo site:

Acesse o site Meu INSS;
Faça login usando sua conta gov.br;
Clique no botão “Novo Pedido”;
Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.