INSS: Recebi a 1ª parcela do 13º salário. Posso perder o direito da 2ª?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera neste semestre os pagamentos do 13º salário. No último dia 25, a primeira parcela foi liberada para os aposentados e pensionistas do órgão. Agora, há a expectativa pela liberação da segunda parte dos pagamentos.

A princípio, alguns segurados ainda possuem dúvidas a respeito do recebimento do benefício. Uma dos questionamentos diz respeito a possibilidade de não recebimento da segunda parcela do 13º salário. Afinal de contas, será que é possível que alguém que recebeu a primeira parcela perca o direito de receber o segundo lotes de pagamentos?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que todos os segurados do INSS (aposentados e pensionistas) que já receberam a primeira parcela também receberá a segunda. A seguir, confira todas as informações a respeito do recebimento do benefício extra.

Portanto, você vai gostar muito de ver:

Nova CNH 2022 já tem data para começar. Troca será obrigatória?

Novo RG Digital: Como emitir o novo documento em maio

Consulta ao 13º salário do INSS

Seja como for, os segurados podem consultar as informações do benefício do INSS através dos seguintes canais:

Central de atendimento, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
Site Meu INSS;
Por fim, o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

13° salário do INSS: Calendário

A princípio, o Governo Federal liberou o pagamento do 13º salário no mês de março. No entanto, a medida anunciada não é uma novidade. Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.

Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do 13º salário do INSS.

Logo, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. Desde já, o cronograma de pagamentos leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Por fim, vale ressaltar que atualmente, a autarquia beneficia cerca de 36 milhões de pessoas, sendo que 60% recebem apenas um salário mínimo. Veja quem tem direito ao salário extra:

Quem tem direito?

Antes de mais nada, de acordo com as regras oficiais do 13º salário do INSS , podem receber o 13º salário do INSS em 2022 os segurados que recebem qualquer um dos seguintes benefícios:

Aposentadoria por: idade, tempo de contribuição, invalidez e especial
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Auxílio-acidente;
Salário-maternidade;
Auxílio-reclusão.

Logo, vale destacar que não terão direito aos valores, os beneficiários de programas assistenciais, como, por exemplo, os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.