Connect with us

Economia

Indicador de investimentos do país cresce 0,8% em fevereiro, diz Ipea

Publicado

on

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) encerrou fevereiro deste ano em alta. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), responsável pelo levantamento, o FBCF subiu 0,8% em relação a janeiro. A saber, esse é o indicador mensal sobre investimentos no país.

Com isso, o indicador encerrou o trimestre móvel em alta de 2,8%. Já na comparação com fevereiro de 2021, o FBCF cresceu 0,9%. Por outro lado, o FBCF caiu na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2021 (-2,6%), mas acumula um forte avanço de 14,7% em 12 meses.

Em resumo, o indicador FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia. Além disso, indica a reposição da depreciação do estoque de capital fixo.

Veja mais detalhes do indicador FBCF do Ipea

Segundo o Ipea, o indicador FBCF é composto por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Em suma, a produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno cresceu 1,6% em fevereiro, enquanto a importação destes produtos saltou 4,9%. Assim, o indicador fechou o mês em alta de 2,5% em relação a janeiro.

publicidade

A produção de máquinas também cresceu na comparação com o trimestre móvel anterior (2,6%), mas despencou 8,5% em relação ao trimestre móvel de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Já nos últimos 12 meses, o segmento acumulou um crescimento expressivo de 23,0%.

Por sua vez, os investimentos na construção civil cresceram 0,2% em fevereiro e 0,5% no trimestre móvel. Na comparação com fevereiro de 2021, a construção civil cresceu 1,9%, enquanto avançou 1,1% em relação ao mesmo trimestre móvel do ano passado. O Ipea também revelou que o indicador acumulou alta de 11,9% nos últimos 12 meses.

Por fim, os investimentos em outros ativos avançaram 4,3% em fevereiro, na comparação com janeiro. No trimestre, o indicador subiu 3,6%. Já em relação ao mesmo trimestre móvel de 2021, os investimentos em outros ativos avançaram 4,0%, além de terem disparado 8,2% nos últimos 12 meses.

Leia Também: Preço do seguro de automóvel volta a ficar mais caro em março

O post Indicador de investimentos do país cresce 0,8% em fevereiro, diz Ipea apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.