Imóvel já financiado: É possível vender?
Apesar de parecer difícil, muitas pessoas buscam formas fáceis e descomplicadas de vender imóvel já financiado.
A venda de um imóvel já financiado, apesar de não parecer, é um dos tipos de vendas que mais acontecem no mercado de venda de imóveis. Muitas dessas vendas geralmente acontecem por falta de planejamento e levantamento financeiro imobiliário.
A venda de um imóvel já financiado é possível?
A resposta para essa pergunta é sim. É possível que seja feita a realização da venda de um imóvel, mesmo que ele já esteja em um financiamento. Todavia, existem alguns procedimentos considerados necessários.
A venda de um imóvel já financiado pode possuir grandes chances de sucesso. No entanto, é necessário seguir alguns procedimentos para realizar a venda.
Para realizar a venda de um imóvel já financiado existem pelo menos duas formas descomplicadas:
Venda totalmente à vista
A venda do imóvel já financiado é possível com o método de venda totalmente à vista.
Nesta venda, é necessário que o dono ou proprietário do imóvel quite todas as parcelas referente ao financiamento antigo.
Feito isso, o novo proprietário poderá entrar com um pedido de novo financiamento sobre o imóvel que está a venda.
Esse pagamento irá acontecer da seguinte forma. O vendedor poderá entrar em contato com o banco e solicitar que lhes envie os valores atualizados de cada parcela ainda restante do financiamento.
Feito isso, o banco também precisa emitir um boleto, onde todo o valor restante para quitação do imóvel estará representado.
Em seguida, a instituição responsável pelo financiamento, deverá emitir a confirmação de todo o financiamento que foi pago.
Dessa forma ficará comprovado a quitação dos débitos do imóvel já financiado. No entanto, os documentos de comprovação de pagamento deverão ser levados a um cartório de imóveis para averbação.
Feito isso, o proprietário receberá uma liberação do gravame da alienação da matrícula do imóvel.
Ou seja, nesta documentação o cartório comprova que os débitos do antigo proprietário estão totalmente quitados.
Neste caso, o antigo proprietário já poderá repassar o imóvel para o novo proprietário.
Venda do imóvel por meio de financiamento bancário
É a segunda opção de venda de um imóvel já financiado. Diferente da venda totalmente à vista, esta forma de venda envolve o comprador e o vendedor.
Além disso, realizar a venda por meio do financiamento, irá requerer que o novo comprador realize um novo financiamento pelo imóvel.
Esse novo financiamento, não necessariamente precisa ser feito no mesmo banco. No entanto, seria uma forma mais segura de realizar a compra e venda da residência.
No entanto, esse procedimento irá acontecer assim que a liberação da apuração do débito do contrato ainda vigente for comprovado.
Essa apuração será feita pela própria instituição financeira que se tornou responsável pelo financiamento do imóvel.
A partir desse momento um novo contrato já pode ser redigito. Dessa maneira, o valor do financiamento em questão poderá ser usado como forma de quitação de dívida pelo proprietário.
O comprador poderá registrar a residência no cartório de imóveis, no entanto, deve ser realizada somente com a assinatura do novo contrato.
Fazendo isso, o novo contrato de financiamento começará a valer após o seu registro.
O valor que o vendedor irá receber, será um valor equivalente à diferença entre a dívida do financiamento e o valor total da compra e venda da residência.