Ibovespa tem quarta queda seguida nessa quinta-feira

A vida para o investidor brasileiro não está nada fácil. Hoje, o Ibovespa operou em baixa pelo quarto dia seguido. Os investidores temem o futuro da PEC dos precatórios, tem desconfiança das falas do presidente Jair Bolsonaro, além de verem as bolsas americanas subindo ainda mais.

Os títulos americanos também chamam a atenção, mas o cenário interno é, de fato, o que mais pesa nesse momento. Apesar disso, tivemos surpresas boas, com Méliuz subindo mais de 10% no dia.

O cenário interno no Ibovespa

Cada dia mais o investidor está de olho na tramitação da PEC dos precatórios, agora no Senado. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro voltou a ser o centro das atenções, com crises no governo e promessas de pagamentos que não podem ser cumpridas, segundo estudos.

Começando pelas crises, o governo tem mais uma delas. Analistas políticos afirmam que a interferência de Bolsonaro no INEP mostra que o governo busca se impor em setores em que, tradicionalmente, não se coloca nas discussões. No caso do ENEM, Bolsonaro parece querer mudar o jeito como as coisas são feitas. No pensamento do mercado, se o governo intervém na educação dessa forma, nada impede que o faça na economia, como já fez, quando trocou o comando da Petrobrás.

Além disso, Bolsonaro afirmou que dará reajuste a servidores públicos caso a PEC passe pelo Senado. Arthur Lira já afirmou que o governo não tem orçamento para isso, e que teria que furar, ainda mais, o teto de gastos. Você pode saber mais sobre o assunto aqui.

Ibovespa
Imagem: Andreas Solaro/AFP

Lá fora está tudo bem?

Também não. Nas bolsas estrangeiras, mesmo com as subidas dos índices americanos, o cenário não é tão favorável assim. Os investidores começam a ver com preocupação as estratégias políticas de Joe Biden, além de ficarem alertas para a quarta onda de covid na Europa, que começa a bater recordes de casos diários.

Começando do início, Joe Biden aprovou essa semana mais uma parte do pacote trilionário do governo. Agora voltado às pautas sustentáveis, infraestrutura e demais setores, o governo vai colocar dinheiro excessivo na economia, segundo apontam analistas. Isso pode inflacionar os preços ainda mais. Vale lembrar que a inflação nos Estado Unidos já passa dos 6%, o maior índice em décadas.

Por outro lado, Alemanha, Áustria e Holanda tiveram o maior número de casos diários de covid desde o início da pandemia. Investidores começam a se deparar com a possibilidade de novos lockdowns, de modo que a atividade econômica ficará comprometida mais uma vez.

Isso faz com que os ativos de todas as bolsas percam a liquidez. Com isso, os preços, apesar de estarem subindo, começam a ter menos forças nas suas oscilações. Apesar disso, o índice Nasdaq subiu 0,45%, enquanto o S&P 500 subiu 0,34%. O Dow Jones ficou em -0,17%.

Por aqui, no Ibovespa, Méliuz (CASH3) subiu 10,21% com o Bank of America entrando com recomendação de compra. A ação foi seguida de Alpargatas e Intermédica. Na parte das quedas, Usiminas, Siderúrgica Nacional e PetroRio operaram em -5,70%; -5,35%; -4,42%, respectivamente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.