Ibovespa sobe, PetroRio e Magalu voam

O último pregão da semana foi de encher os olhos de quem investe em renda variável. O Ibovespa operou em alta de 1,37%. Mas esse não foi o destaque. As três ações que mais subiram simplesmente deram um show, operando em forte alta.

Com o resultado de hoje, o Ibovespa recuperou partes os prejuízos da semana, fechando em queda de 0,83% nos últimos cinco dias.

O que motivou o Ibovespa?

O índice da bolsa brasileira conseguiu esquecer, mesmo que um pouco, o temor fiscal e as negociações que rolam nos bastidores sobre a PEC dos precatórios. Com isso, investidores internacionais aportaram valores por aqui, fazendo o Ibovespa respirar.

Por isso, os investidores conseguiram deixar de lado as instabilidades políticas e fazer os ativos subirem. Apesar disso, há ainda um temor de que, se a oposição mudar os votos, tudo pode ir  por água abaixo. Contudo, o mercado já “aceitou” que o teto será furado e que os rombos virão. O Governo Federal já disse que, se o Auxílio Brasil não vier, a saída será pelo Auxílio Emergencial prolongado, o que também desagrada.

Contudo, investidores começam a ver os ativos descontados na bolsa. O P/L dos últimos dez anos está bem acima do atual, o que significa um desconto bem bom. Além disso, as empresas mais descontadas são Petrobrás e Vale, o que sugere que quando elas voltarem, o Ibovespa pode operar bem forte para cima.

Com isso, gestores e fundos de investimentos começam a dar mais carinho para as gigantes, o que pode ser um jogo arriscado. Isso porque, provavelmente, a Petrobrás vai entrar em discussão em 2022 com a corrida eleitoral. Conforme os resultados forem saindo, investidores deve se animar, mas se forem muito bons, o governo tende a abocanhar parte do lucro.

Apesar do desconto, Petrobrás operou em baixa de 0,58%, justamente por causa do temor de intervenção do governo. A Vale, por outro lado, operou em forte baixa 2,97% ao vender sua posição em Mosaic (MOSC34), uma gigante dos fertilizantes. O mercado não gostou disso.

Ibovespa
Foto: Pexels

E a notícia boa?

Além do Ibovespa ter subido, algo que é bem bom nos últimos tempos, os acionistas de PetroRio, MagazineLuiza e Via vão passar o final de semana bancando a pizza. Isso porque os ativos corrigiram fortemente hoje.

No caso da PetroRio, a empresa faz parte um consórcio que muito provavelmente comprará os campos de Albacora e Albacora Leste. Pode parecer pouco, mas analistas acreditam que, caso a compra seja finalizada, a PetroRio pode dobrar a sua produção. Com isso, o mercado não perdeu tempo e foi às compras. Os papéis chegaram a subir 23%, mas fecharam em ”apenas” 17,57% de alta, liderando as altas do dia.

Por outro lado, Mercado Livre lançou seu resultados e o mercado gostou. Com isso, investidores passam a acreditar que as vendas do varejo tem, sim, escapatória e esse “achismo” respingou em MagazineLuiza e Via. O papel da Lu subiu 13,36%, enquanto Via subiu 11,25%, fechando o top do dia.

Com o maior otimismo por aqui, o dólar deu um descanso e caiu 1,43%, fechando a R$5,56. O Bitcoin operou da mesma forma, ficando cotado a R$343 mil aproximadamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.