Ibovespa sobe pelo terceiro dia seguido
O índice da bolsa brasileira engatou forte alta na semana, com os cenários políticos mais calmos, expectativas menores e dados americanos mais favoráveis. Dessa forma, o Ibovespa subiu mais 1,24% hoje, 25, de modo a zerar, até agora, as quedas do mês de novembro e virar levemente a um cenário de alta.
Apesar disso, a alta veio acompanhada de um baixo volume de negociação, principalmente por causa do feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Por lá, não tivemos pregão no dia de hoje.
O que embalou o Ibovespa?
O que embalou o índice brasileiro hoje foram apenas os investidores nacionais. Isso porque com o feriado, o volume ficou abaixo da média diária, o que mostra que a subida não foi tão saudável assim. Dessa forma, o movimento pode ser entendido como uma correção às quedas anteriores.
Apesar disso, nem tudo foram flores, principalmente no Palácio do Planalto. Isso porque segundo uma matéria do jornal O Globo, os ministros de Bolsonaro dão como certa a derrota da PEC dos precatórios, contrariando as próprias expectativas do mercado. Mesmo com o noticiário, o Ibovespa não reverteu o movimento de alta, apesar de ter perdido forças. A reportagem de Bele Megale afirma que, em conversa com os ministros, eles acreditam não haver votos suficientes para a aprovação do texto.
E mais uma vez, Petrobrás entrou salvando o índice no dia de hoje. Após o anúncio de que vai investir US$68 bilhões entre 2022 e 2026, os papéis puxaram em alta de 4%, com um volume expressivo, comparado com a média dos outros ativos. Dessa forma, os papéis da petrolífera ajudaram mais uma vez o índice, mesmo que vale tenha operado em queda de 0,68% hoje.
Além disso, o noticiário econômico foi afetado pela prévia da inflação. O IPCA-15 subiu 1,17 no mês de novembro, reiterando, mais uma vez, que a inflação não dará trégua nos próximos meses. Com isso, a retomada da economia ficará prejudicada e, na segunda-feira, o Focus deve vir ainda pior.
Dólar hoje
Com a bolsa fechada, os olhares também ficam no dólar. A moeda americana, que anda de lado no último mês, fechou em leve queda de 0,53% hoje, sendo cotada a R$5,56 na venda e na compra. Com isso, ela ainda se mantém em patamares altos, o que colabora para um aumento nos preços por aqui.
Fora do Ibovespa, na parte das criptomoedas, o Bitcoin operou em alta de 2,12% hoje. Graficamente, o preço da moeda vem testando zonas fortes de resistência, que podem impedir o aumento dos preços da cripto no curto prazo. Por outro lado, o Ethereum, operou em forte alta, conseguindo romper a barreira de preço e pode, sim, dar bons rendimentos no curto prazo. A alta de hoje foi na casa dos 6,13%. Graficamente, a criptomoeda vem rompendo a barreira de preço que funcionava como resistência. Em relação à criptomoeda do metaverso, a MANA (Decentraland), operou em lateralidade, fechando na casa do zero a zero após atingir o seu recorde histórico.