Connect with us

Ações

Ibovespa: P/L pode sugerir cenários de lucros

Publicado

on

O Ibovespa está operando o ano em queda e isso quer dizer muito sobre a economia brasileira. Mas alguns indicadores, como o P/L, mostram que, no longo prazo, o atual momento pode trazer retornos consideráveis para os investidores que têm estômago.

Nesse texto, vamos explicar o P/L do Ibovespa como um todo, e como, nesse exato momento, ele está nos patamares mais baixos desde 2008.

O que é o P/L do Ibovespa?

O indicador P/L para uma empresa significa a relação entre o preço da ação em relação ao lucro que cada parte da empresa dá. Por isso, quanto maior o lucro e menor o preço, melhor para o investidor. Dessa forma, o indicador pode ser levado a todos os ativos do índice. Ao fazer isso, mostra-se o quanto todas as ações brasileiras, de um modo geral, estão descontadas.

E esse dado é relevante no longo prazo. E quando dizemos isso, estamos levando em conta um tempo de 5 ou mais anos. O site Oceans 14 tem uma aba apenas para analisar esse indicador, para facilitar a tomada de decisão dos investidores. E ao analisar o atual P/L do Ibovespa, chama a atenção os atuais patamares.

publicidade

Isso porque no dia 5 de novembro, o P/L da bolsa fechou em 6,23, um dos menores patamares da história. Com isso, as perspectivas do longo prazo ficam mais atraentes. Inclusive, gestoras profissionais estão de olho nesses dados para comprar fortemente algumas empresas com indicadores melhores.

Talvez seja a hora de enfrentar a manada e pensar como você pode aproveitar essa oportunidade.

Foto: Karolina Grabowska – Pexels

Os resultados do passado

A última vez que o P/L do Ibovespa esteve a patamares tão baixos foi na crise de 2008, quando o mundo inteiro passou por problemas financeiros. Na época, a crise do subprime gerou uma incerteza no mundo todo, descontando principalmente as bolsas de mercados emergentes.

Contudo, se pegarmos o P/L da época, juntamente com a variação da cotação, podemos ver que esse desconto gerou bons retornos. Ao comprar empresas por um valor menor do que elas realmente valem, estatisticamente crescem as chances de retornos no longo prazo. Com isso, desde 2008, quando o patamar estava no mesmo do atual, o Ibovespa chegou a subir 340%, se considerarmos a cotação até o topo do índice brasileiro.

Apesar disso, é possível pegar retornos ainda maiores que o Ibovespa, caso o investidor escolha empresas boas e que, no longo prazo, cresçam acima do índice. Dessa forma, o caso de MagazineLuiza é interessante, dado que a empresa subiu mais que isso, na casa dos 5.000%.

Por isso, você consegue ganhar acompanhando o Ibovespa, mas consegue ganhar ainda mais se escolher uma estratégia que consiga superar o índice. É nesse viés que grandes empresas de investimentos estão tomando suas decisões. Mas esse P/L baixo não quer dizer que a bolsa vai subir logo. Ainda existe espaço para quedas e descontos maiores, porém o investidor deve ter um estômago de ferro para suportar as atuais adversidades do mercado financeiro.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.