Ibovespa opera em queda pelo segundo dia seguido

O Auxílio Brasil e o teto de gastos ainda deram o que falar no índice da bolsa brasileira. Com isso, o Ibovespa operou em queda pelo segundo dia seguido. Após uma baixa de 2,75% ontem, o fechamento de hoje foi menos doloroso, na casa dos 1,34%.

Apesar disso, o cenário político foi movimentado hoje, causando uma volatilidade ainda maior no índice.

O teto de gastos é o foco do Ibovespa

O assunto de se o governo vai ou não romper o teto de gastos ainda dá o que falar nas negociações de ativos brasileiros. Com a PEC aprovada pela comissão, o teto não foi furado, mas o mercado ainda entende como manobra.

Com essa notícia, o Ibovespa chegou a operar em queda de 4%, algo muito forte. O temor dos investidores é que essa manobra gere uma prerrogativa para que os futuros governos façam o mesmo, descontrolando a política fiscal brasileira.

Por outro lado, o mercado ficou mais calmo quando Bolsonaro e Paulo Guedes se uniram à tarde com jornalistas. Para falar da economia, Guedes usou de frases impactantes, que deixaram o mercado mais calmo. Segundo o ministro, o ministério prefere “tirar ‘8’ em fiscal, em vez de ‘10’, e atender os mais frágeis”.  Com essa fala, Guedes deixa evidente que ainda pensa no fiscal, sem deixar os benefícios de lado.

Apesar disso, Guedes deu a entender que parte dos políticos estaria querendo vê-lo fora do governo. Durante a entrevista, ele disse que “uma ala política foi no André Esteves [economista do Banco BTG Pactual] perguntar se o BTG poderia emprestar o Mansueto se eu saísse. Sei que o presidente Bolsonaro não pediu isso, porque ele confia em mim e eu confio nele, mas muita gente da ala política andou fazendo pescaria, inclusive lá”. Dessa forma, a briga entre a ala política e econômica parece ser forte, atendendo aos boatos de Guedes deixaria o governo. Apesar disso, ambos (Bolsonaro e Guedes) afirmaram que o ministro fica.

Ibovespa
Foto: Grigoriy – Pexels

Teve alta hoje?

Diferentemente de ontem, quando todas as ações do Ibovespa caíram, hoje tivemos altas bastante relevantes. Apesar disso, as ações que operaram no verde não têm força suficiente para manter o índice no positivo.

Dentre as altas, Klabin liderou com 7,56% de subida, seguida por Suzano e Qualicorp, que subiram 7,32% e 2,81%, respectivamente.

Por outro lado, as quedas foram dolorosas, com LocaWeb caindo quase 9%, seguida por Banco Inter e EcoRodovias, que caíram 6,65% (units) e 6,20%, respectivamente.

Com o fechamento de hoje, o Ibovespa opera em quase 6% de baixa em outubro, enquanto que na semana a queda foi pior, 7,11%. Isso faz com que a bolsa brasileira fique ainda mais descolada dos índices internacionais. Nos EUA, Nasdaq subiu 1,69% na semana (queda de 0,82% hoje), enquanto S&P 500, que caiu 0,11% hoje, teve alta de 1,82% semanal.

Além disso, os futuros dos juros brasileiros já passaram da casa dos 10% para o ano que vem, enquanto as perspectivas de inflação e PIB continuam mostrando um cenário pior para o país já em 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.