Ibovespa caiu 0,65%; mineradoras pesaram

O Ibovespa operou em queda de 0,65% no dia de hoje, 28, com as mineradoras e siderúrgicas colocando o índice para baixo. Apesar disso, o dia foi de baixa volatilidade e baixo volume de negociações, dado o recesso de final de ano. Contudo, alguma empresas se destacaram positivamente, enquanto outras operaram em forte baixa.

Por outro lado, o cenário internacional ficou de lado, com os índices americanos não apresentando oscilações relevantes. Sem muitas emoções, o mercado fica de olho nos dados para 2022.

Ibovespa sem cenário nacional

O Ibovespa não se animou com o noticiário de hoje e operou em queda de 0,65% no pregão dessa terça-feira, 28.  Isso porque a queda do preço do minério caiu mais de 3% na China, o que abalou as expectativas dos investidores por aqui. Com isso, os destaques negativos da bolsa ficaram para as siderúrgicas e mineradoras.

Dessa forma, Vale caiu 2,72%, Usiminas operou em baixa 1,93%, enquanto CSN Mineração (CMIN3) caiu 2,54%. Apesar disso, essas não foram as maiores quedas do Ibovespa de hoje. Isso porque Assaí caiu 3,95%, liderando as baixas. Em segundo lugar, Americanas (LAME4) caiu 3,14%, com as quedas na venda do varejo no natal. Em terceiro lugar ficou Intermédica, que caiu 2,99%.

Além disso, a notícia de que o desemprego caiu para 12,1% não animou os investidores. Os dados refletem uma queda na desocupação, tanto no comparativo mensal, quanto no comparativo com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, os investidores não acreditam que isso sinalize uma recuperação da economia para o ano que vem. Isso porque a inflação segue alta e a taxa de juros pode demorar ainda mais para cair, segundo economistas.

Contudo, algumas ações operaram em alta hoje no mercado. A maior alta do dia ficou para Cielo, que subiu 4,12%. Em segundo lugar, Yduqs operou em alta de 3,93%, enquanto CVC, refletindo o otimismo do mercado em relação à Ômicron, subiu 3,12%.

Ibovespa
Foto: InvestNews | Reprodução

Lá fora, a notícia do minério e os índices de lado

O cenário internacional, maior fator do Ibovespa hoje, foi marcado pela queda do preço do minério na China. Ainda, a empresa Evergrande está à beira de mais um calote, o que acendeu o alerta dos investidores. Apesar disso, os índices americanos ficaram de lado e tiveram, também, baixa volatilidade.

Na Ásia, a China apresentou uma queda de 2,3% na produção de aço no mês de dezembro. Com isso, o preço do minério também caiu. Isso porque a China é o maior consumidor da commodity no mundo. Por isso, se a China produz menos, ela também passa a consumir menos. Disso resulta uma queda de preços.

Dessa forma, o índice Nasdaq caiu 0,56%, refletindo uma correção em relação à alta de hoje. O S&P 500 ficou de lado, caindo apenas 0,10%. O Dow Jones, por sua vez, foi o único índice americano que subiu, mas operou em alta de apenas 0,26%.

Com o noticiário fraco, o dólar também não se mexeu muito. A alta do dia foi de 0,02%, com a moeda cotada a R$5,639 na compra e R$5,64 na venda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.