Connect with us

Economia

Governo não pode interferir em preços dos combustíveis, diz ministro

Publicado

on

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que o governo federal não pode interferir nos preços dos combustíveis. A declaração ocorreu durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, nesta terça-feira (21).

Sachsida fez as declarações após o pedido de demissão do presidente da Petrobras, José Mauro Coelho. Em resumo, ele estava recebendo muita pressão para deixar o cargo após o novo reajuste nos preços dos combustíveis promovido pela estatal.

Aliás, o governo federal já havia anunciado a indicação de um novo nome para substituir Coelho há cerca de um mês. Contudo, o nome de Caio Mário Paes de Andrade ainda não havia sido analisado pelo Conselho de Administração da Petrobras. Por isso que ele ainda não pode ocupar o cargo.

“É difícil para a população entender por que o governo não interfere nos preços dos combustíveis. Não é possível interferir no preço dos combustíveis, não está no controle do governo. Preço é decisão da empresa, e não do governo. Temos marcos legais que impedem a interferência do governo, mesmo sendo acionista majoritário”, explicou Sachsida.

publicidade

Ministro defende ‘sacrifícios’ da Petrobras

Na audiência pública, o ministro também defendeu “sacrifícios” da Petrobras para que os combustíveis não subam muito no país. Em suma, ele afirmou que o governo federal e os estados já estão fazendo a sua parte, reduzindo os impostos sobre a gasolina e o diesel.

“Os estados estão fazendo sacrifício, o Congresso e o governo, é natural que a Petrobrás também o faça. Essa decisão não é minha, é do presidente e do seu conselho e dos diretores. Uma empresa com poder de mercado tem que preservar a marca”, disse Sachsida.

“A reputação de uma empresa é fundamental. Se eu puder dar uma sugestão, temos a agenda de governança, social e ambiental, cabe à Petrobras também valorizar essa empresa”, acrescentou.

Leia também: Economia brasileira cresce 0,3% em abril, aponta Monitor do PIB-FGV

O post Governo não pode interferir em preços dos combustíveis, diz ministro apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.