Connect with us

Sem categoria

Governo AUTORIZA transferência de veículos pelo celular; saiba como fazer

Publicado

on

Uma grande novidade para os condutores de todo o país. Acontece que já está disponível a transferência de compra e vendas de veículos por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A medida foi confirmada pelo Governo Federal.

A partir de agora, os motoristas poderão realizar a transação de transferência do veículos através de assinatura digital da plataforma gov.br. Sendo assim, o processo vai acontecer digitalmente, ou seja, sem a necessidade do cidadão ter que se deslocar para uma unidade física.

Ademais, a medida permite que os cidadãos não se preocupem em reconhecer firma do recibo em cartório, já que a transferência dos veículos acontecerá por meio digital.

Transferência de veículos pelo celular: veja como fazer

A princípio, é importante destacar que cada Estado do país tem a responsabilidade da sua legislação de trânsito. Por conta disso, nem todos os Detrans do país ainda aderiram ao sistema. Até agora, nove unidades federativas do país já contam com a ferramenta.

publicidade

Veja a lista:

Acre
Ceará
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Rio Grande do Norte
Pernambuco
Roraima
Rio de Janeiro

O Estado mais recente a aderir ao sistema foi o Rio de Janeiro, neste mês de junho. Dessa forma, os motoristas cariocas já podem realizar todo o processo de transferência de compra e venda na modalidade digital.

Como funciona o sistema?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer aos cidadãos interessados em utilizar a ferramenta que o processo de transferência digital somente poderá acontecer para veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021.

Essa medida é necessária porque foi a partir de janeiro do ano passado que o Documento Único de Transferência (DUT) foi então substituído pela versão digital chamada de Transferência de Propriedade de Veículo Eletrônica (ATPV-e). Veja agora o passo a passo de como realizar o processo pelo aplicativo:

publicidade

Primeiramente, baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no seu celular Android ou iOS;
Ademais, faça login na sua conta gov.br (caso não tenha será preciso criar uma senha);
Ao acessar o aplicativo o vendedor do veículo deve registrar a intenção de venda, preencher informações sobre o veículo, informar o CPF do comprador e assinar digitalmente;
Após conclusão do vendedor, o comprador receberá uma notificação no aplicativo e deverá repetir o mesmo processo;
A autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal;
Por fim, basta levar o veículo para a vistoria no departamento de trânsito local e efetivar a transferência.

De acordo com informações do Governo, para validar a transação digital é necessário que compradores e vendedores tenham login qualificado no gov.br. A seguir, confira como realizar esse procedimento.

Como abrir uma conta no sistema Gov.br?

Para quem ainda não conhece, a conta gov.br consiste em um atalho para o cidadão acessar os serviços públicos disponibilizados pelo Governo Federal. Por meio dela é possível se conectar a CNH DigitalCarteira de Trabalho Digital, o Meu INSS, entre outros.

Através do aplicativo gov.br, é possível emitir documentos digitais, como o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.

Portanto, a abertura da conta não gera custos ao cidadão, ou seja, pode acontecer em poucos passos por meios digitais. Veja como:

publicidade

Inicialmente, entre no site ou baixe o aplicativo gov.br;
Na sequência, informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
Feito isto, indique os bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
Informe os dados solicitados pelo sistema e clique em “Confirmar”;
Verifique se as informações foram repassadas corretamente;
Um código será enviado pelo e-mail ou pelo celular. Ao recebe-lo, coloque no lugar indicado;
Em seguida, crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
Por fim, acesse a sua conta com seu login e senha recém-criados.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.