Connect with us

Direitos do Trabalhador

Aplicativo Cadúnico: quando é possível atualizar informações na plataforma

Publicado

on

Recentemente, o Palácio do Planalto lançou uma nova versão do app do Cadúnico. O novo dispositivo possui novas funcionalidades. Uma das funções que mais chamam atenção é a possibilidade de atualização remota do sistema. Em outras palavras, o cidadão que faz parte da lista ganhou o direito de realizar o procedimento sem precisar sair de casa.

No entanto, o fato é que nem todos os usuários inscritos no Cadúnico podem realizar a atualização do sistema pelo app. Segundo as informações do próprio Ministério da Cidadania, existem situações em que o processo precisa ser efetuado de maneira presencial. Para saber em qual lado você se encaixa, é necessário conferir as informações do aplicativo.

O Ministério explica que existem dois tipos de atualizações do Cadúnico. A primeira é por tempo. Ela precisa ser feita ao menos uma vez a cada dois anos. Para cidadãos que fazem parte de programas como o Auxílio Brasil, é importante realizar o ato uma vez por ano. A segunda atualização acontece quando há uma mudança na estrutura da família.

Nesse sentido, sempre que houver uma alteração sistemática na composição familiar, o cidadão precisa informar a mudança para o Cadúnico. Podemos citar como exemplo a morte ou o nascimento de alguém. Caso alguém perca o emprego ou seja contratado, o dado também precisa ser atualizado. Até mesmo a alteração da escola das crianças precisa ser informada.

publicidade

Em resumo, o cidadão que pretende realizar uma atualização por tempo, pode confirmar os dados já existentes no app oficial do Cadúnico, ou seja, sem precisar sair de casa. Já nos casos em que é necessário alterar alguma informação da sua conta, há a necessidade de se dirigir até um ponto físico o quanto antes, para não prejudicar o seu perfil na lista.

Como atualizar presencialmente

Se o seu caso for o segundo, então não há outra maneira de resolver o problema. É necessário ir presencialmente para o local indicado. Quem define o endereço é a prefeitura da sua cidade. Os órgãos municipais são responsáveis por este processo.

Nesse sentido, é preciso entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como o procedimento é realizado por lá. Normalmente, a atualização pode ser feita nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Entretanto, não há uma regra geral. Como dito, são as prefeituras que decidem o local e a hora do atendimento. De posse das informações, o cidadão pode ir até o local com os seus documentos básicos para fazer a alteração cadastral.

A função do Cadúnico

Quem ainda não tem o Cadúnico, pode seguir os mesmos passos. Ao contrário da questão da atualização, a inscrição precisa ser feita de modo presencial. Não há uma diferenciação entre os grupos. Quem indica o local também é a prefeitura.

publicidade

No app do Cadúnico também é possível iniciar o processo de inscrição no cadastro. O ato faz com que o cidadão ganhe tempo. No entanto, ele não é suficiente. É necessário ir até o local indicado pela prefeitura de maneira presencial para concluir o procedimento.

O Cadúnico é uma espécie de porta de entrada para uma série de programas sociais. Além do Auxílio Brasil, o Governo Federal também usa as informações da lista para fazer seleções para projetos como o vale-gás e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.