FGTS extraordinário de até R$1 mil sai neste sábado para nascidos em maio

O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já foi liberado para quatro grupos (nascidos de janeiro a abril). Agora, a próxima concessão ocorrerá neste sábado (14), quando os cidadãos aniversariantes do mês de maio receberão os valores.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 42 milhões de trabalhadores poderão sacar até R$ 1 mil das suas contas no Fundo de Garantia. O prazo para sacar os valores vai até 15 de dezembro. Após essa data, os valores retornarão ao FGTS devidamente corrigidos.

O trabalhador pode consultar se tem direito ao benefício e qual o valor e a data para recebimento do dinheiro, através do site da Caixa, aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS e, também, nas agências da Caixa Econômica.

Você vai gostar muito de ver:

FIM do IPVA para motos ainda neste ano de 2022?

Caixa libera novo saque duplo do PIS/Pasep ‘esquecido’ para os trabalhadores

Pelo site ou aplicativo também será possível informar que não quer receber os valores ou pedir a devolução dos mesmos. O saque extraordinário não é obrigatório, logo, cabe ao trabalhador decidir se quer ter acesso a ele ou não. O prazo para a negativa vai até dia 10 de novembro.

Como pedir o saque?

Não será necessário solicitar o saque, isso porque, o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Mas caso o beneficiário não tenha uma conta no aplicativo, a Caixa Econômica abrirá uma em nome do trabalhador.

Em contrapartida, em casos em que o trabalhador esteja com os dados incompletos junto ao Fundo de Garantia, será necessário acessar o aplicativo do órgão para completar as informações e pedir a liberação dos recursos. Veja como realizar o procedimento:

Acesse o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
Caso o sistema informe a necessidade de solicitar o saque, toque sobre a opção “Solicitar saque”, no botão laranja;
Feito sito, clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta poupança social da Caixa em seu nome. Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS;
Na sequência, aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Calendário do novo saque do FGTS

A princípio, veja os pagamentos desta semana:

11 de maio: nascidos em abril – Pagamento feito na quarta-feira
14 de maio: quem nasceu em maio recebe

Logo, confirma os próximos pagamentos de maio:

18 de maio: os nascidos no mês de junho recebem
21 de maio: aniversariantes de julho
25 de maio: quem nasceu em agosto
28 de maio: nascidos no mês de setembro

Pagamentos de junho:

1º de junho: os nascidos em outubro recebem
08 de junho: aniversariantes de novembro
15 de junho: nascidos em dezembro

Consulta pelo site do FGTS

Em primeiro lugar, o trabalhador que preferir, pode consultar o saldo do FGTS através do site oficial do Fundo de Garantia. Por lá, será possível saber se o cidadão tem direito ao saque.

Portanto, em caso de resposta positiva, ele também poderá consultar a data de liberação de crédito que será feita pelo Governo Federal.

Consulta pelo aplicativo

Pelo aplicativo, a gama de possibilidades é notadamente maior. O cidadão também poderá saber se há algum saldo em seu nome e também qual será a data do recebimento do benefício, em caso de resposta positiva. Ademais, o trabalhador também poderá consultar alguns dados básicos que estão disponíveis.

Por fim, através do aplicativo, o cidadão também poderá informar que não quer receber o saldo do FGTS neste momento. Além disso, é possível também solicitar o retorno do valor creditado para a conta do FGTS.

Posteriormente, o indivíduo poderá usar a conta para atualizar os dados cadastrais e criar a chamada Conta Poupança Social Digital, que servirá para os depósitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.