Connect with us

Economia

Como diversificar sua carteira de investimentos

Publicado

on

Já diziam os antigos, nunca deixe todos os ovos da galinha no mesmo cesto, pois se o cesto cair, perde-se todos os ovos. Com os investimentos a lógica é a mesma, só que a cesta neste caso são as aplicações. Veja neste artigo qual a melhor forma e como diversificar sua carteira de investimentos. Confira aqui no Brasil 123.

O que são investimentos?

Toda aplicação que é feita com intenção de gerar lucro, retorno financeiro, é considerado um investimento.

Você pode ter investimentos mais robustos, como ações na bolsa de valores ou no tesouro direto, investimentos mais rasos como poupança ou títulos bancários. Toda a aplicação é um investimento.

Diversificar seus investimentos é variar os tipos de aplicações, os prazos de retorno é, assim, a melhor forma de garantir segurança e proteção para seu dinheiro

publicidade

Qual a melhor forma de diversificar os investimentos?

Na hora de diversificar seus investimentos, deve-se atentar para que não sejam realizadas diversas aplicações no mesmo produto com variações diferentes.

Neste caso, o investimento permanece o mesmo. 

A diversificação deve ser total, sair da renda fixa para a renda variável, sair do tesouro para a bolsa de valores. Portanto, a diversificação tem que ser completa para ser efetiva. 

Por que devemos diversificar os investimentos?

Todos os investimentos possuem certo grau de riscos, uns mais outros menos. Dessa forma, a diversificação possibilita a proteção para caso de determinada aplicação for descontinuada pelo banco emissor, ou se o índice de reajuste sofre uma grande alteração, como perda de valor.

O fundo garantidor preserva aplicações de produtos bancários do calote, mas não de desvalorizações e descontinuidades. Por esta razão este risco nem sempre é observado, mas existe, e pode colocar todo o patrimônio em risco.

publicidade

Quais os melhores investimentos para variar?

Você deve buscar sua variação de acordo com seu perfil de investidor, sempre respeitando seus objetivos e prazos. 

Lembre-se, então, que a variação tem de ser de aplicação total. Para te ajudar entender um pouco mais, vejas estas aplicações:

Tesouro Direto
Cdb
Lci e Lca
Ações
Fundos de investimentos

Para que determinado investimento seja considerado diversificado eles não podem integrar a mesma carteira de um mesmo banco, por exemplo.

Cdbs, Lci, Lca geralmente são opções fornecidas pelos bancos para aplicações, neste caso, para ser diversificada, estes produtos precisam ser de instituições bancárias diferentes. 

publicidade

Melhores formas para diversificar os investimentos – Reprodução AdobeStock

Como obter bons retornos com os investimentos?

Para obter sucesso com os investimentos é preciso constância e regularidade.

O que vai definir um bom retorno, juros e até possivelmente, viver de renda é o hábito constante de sempre aplicar e reaplicar o máximo possível de dinheiro. 

O juro composto que incide sobre o valor investido, multiplicado pelo tempo decorrido de aplicação (quanto mais tempo mais rentável), resulta no montante que pode permanecer gerando frutos por longos períodos, principalmente para quem investe desde de cedo e reinveste os juros e lucros. 

Desse modo, esteja atento às suas aplicações, riscos, benefícios e segurança. Na dúvida, consulte um profissional de sua confiança, tire suas dúvidas e invista somente quando se sentir seguro.

publicidade

O post Como diversificar sua carteira de investimentos apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.