Connect with us

Economia

Entenda tudo sobre privatização

Publicado

on

A privatização ocorre quando uma empresa, operação ou propriedade de propriedade do governo se torna propriedade de uma parte privada não governamental.

A privatização também pode descrever uma transição que leva uma empresa a ser negociada publicamente para se tornar privada. Isso é conhecido como privatização corporativa.

Como funciona a privatização

A privatização de operações específicas do governo acontece de várias maneiras, embora geralmente o governo transfira a propriedade de instalações específicas ou processos de negócios para uma empresa privada com fins lucrativos. A privatização geralmente ajuda os governos a economizar dinheiro e aumentar a eficiência de determinada companhia.

Em geral, dois setores principais compõem a economia: o setor público e o setor privado . As agências governamentais geralmente executam operações e indústrias dentro do setor público. No Brasil, o setor público inclui o Serviço Postal, escolas e universidades públicas, os departamentos de polícia e bombeiros, o serviço de parques nacionais e os serviços nacionais de segurança e defesa.

publicidade

Nesse sentido, as empresas não administradas pelo governo compreendem o setor privado. As empresas privadas incluem a maioria das empresas nos setores de consumo discricionário, produtos básicos de consumo, finanças, tecnologia da informação, industrial, imobiliário, materiais e saúde.

Vantagens e desvantagens da privatização

Os defensores da privatização argumentam que as empresas privadas administram os negócios de forma mais econômica e eficiente porque são incentivadas pelo lucro para eliminar gastos desnecessários. Além disso, as entidades privadas não precisam lidar com a burocracia que pode atormentar as entidades governamentais.

Por outro lado, os opositores da privatização acreditam que necessidades como eletricidade, água e escolas não devem ser vulneráveis ​​às forças do mercado ou movidas pelo lucro. Em alguns estados e municípios, as lojas de bebidas e outros negócios não essenciais são administrados pelo setor público, como operações geradoras de receita .

Como ficam os acionistas caso a empresa venha a se tornar privada?

Primeiramente, os acionistas devem concordar em desistir da propriedade da empresa em troca de uma certa quantia de dinheiro. 

Caso seja aprovado, todos os acionistas receberão uma certa quantia por ação, muitas vezes com um prêmio em relação ao preço de mercado. Depois, eles não são mais acionistas e as ações da empresa seriam retiradas das bolsas.

publicidade

Setor público para privado

A privatização corporativa, por outro lado, permite que uma empresa gerencie seus negócios ou reestruture suas operações sem a estrita supervisão regulatória ou dos acionistas imposta às empresas listadas em bolsa.

Isso geralmente atrai as empresas se a liderança quiser fazer mudanças estruturais que impactam negativamente os acionistas. A privatização corporativa às vezes ocorre após uma fusão ou após uma oferta pública de aquisição de ações de uma empresa. Para ser considerada privada, uma empresa não pode obter financiamento por meio de negociação pública via bolsa de valores.

O post Entenda tudo sobre privatização apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy