Connect with us

Economia

Empréstimo sem juros? Entenda como isso funciona!

Publicado

on

O Brasil tem uma grande dificuldade abrir e manter empresas no mercado. Isso acontece por conta da burocracia do país, além da dificuldade em conseguir políticas de crédito que sejam saudáveis para as empresas que estão começando. Por isso, existem algumas políticas de microcrédito que facilitam a vida dos empreendedores. Entre elas, está o empréstimo sem juros.

Por meio dele, as novas empresas conseguem entrar no mercado com mais facilidade. Além disso, isso é bom para o país, já que gera empregos e também movimenta a economia nas regiões onde as empresas se inserem. Por isso, o empréstimo sem juros pode ser excelente para quem quer abrir o seu próprio negócio.

Como funciona o empréstimo sem juros?

O empréstimo sem juros é uma forma que governos estaduais e municipais encontraram para fomentar a economia e gerar mais empregos. Isso porque há uma enorme dificuldade de empresas novas conseguirem crédito em bancos mais comuns. E isso acontece por diversos fatores, que variam de pessoa a pessoa.

Mas no geral, a dificuldade acontece por conta da falta de histórico de pagamentos que algumas pessoas têm. Com isso, elas se tornam credores de risco e, com isso, vêm as taxas. Por outro lado, alguns estados não trabalham com essa política, o que também é um entrave para quem quer abrir seu negócio próprio. Além disso, o empréstimo sem juros não é para qualquer um, dado que é preciso se encaixar nos requisitos dos bancos.

publicidade

Na prática, o empréstimo sem juros funciona como qualquer outro: o empreendedor vai até o banco, solicita o dinheiro. Após uma análise do banco, caso seja aprovado, o valor vai para o empreendedor. Posteriormente, ele pagará o banco de volta em parcelas fixas. A diferença é que o valor final da operação é igual ao valor inicial, sem acréscimo de juros.

BRDE é o banco do Rio Grande do SUl que faz empréstimos sem juros. Foto: Reprodução

Onde conseguir o seu?

Para conseguir o seu empréstimo sem juros, provavelmente você não deverá ir até um dos grandes bancos do país. Isso porque dificilmente essas instituições trabalharão com essa modalidade de crédito. Por isso, você precisa buscar os bancos regionais de desenvolvimento ou, ainda, programas que o seu município ou seu estado tenham. Para isso, as secretarias de finanças do estado podem ajudar.

Atualmente, o Rio Grande do Sul tem a política de empréstimo sem juros mais relevante do país. Contudo, outros estados, como Santa Catarina e Paraná também contam com esses créditos. Contudo, para que a operação valha a pena, é preciso que você pense bem antes de se comprometer com essa dívida.

Para isso, você precisa ter planejamento e uma visão estratégica do seu negócio. Isso porque você precisa ter um cenário de crescimento à frente, com perspectivas sólidas, de acordo com o momento do mercado onde você quer se inserir. Dessa forma, se você tem incertezas a respeito do seu negócio, não é uma boa ideia buscar um empréstimo sem juros.

publicidade

Além disso, após o dinheiro entrar na conta, é preciso direcioná-lo para aquilo que dará um maior retorno, mesmo que não represente o seu desejo inicial. Por isso, use o empréstimo sem juros com sabedoria.

O post Empréstimo sem juros? Entenda como isso funciona! apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.