InícioFinanças PessoaisDicasEducação financeira: onde encontrar informação

Educação financeira: onde encontrar informação

Como você aprendeu a fazer o seu salário durar até o final do mês? Ou então como você aprendeu a declarar Imposto de Renda, ou a investir? Todos estes temas são relacionados à educação financeira. Esta é fundamental para que uma pessoa tenha um gasto racional e consciente.

Neste artigo preparamos algumas informações sobre como buscar educação financeira de forma gratuita. Para saber mais sobre o assunto e aprender a administrar seu dinheiro de uma forma mais saudável, continue a leitura.

Educação financeira nas escolas

Desde 2020 a educação financeira deve ser incluída como um tema transversal na grade curricular. Isso na prática significa que não haverá uma disciplina própria para falar sobre o tema. Mas que os professores devem ensinar sobre o assunto em suas aulas.

E a educação financeira não precisa ser tratada somente na aula de matemática. Por isso, as crianças devem ter contato com esses temas em outras disciplinas. Como geografia, português e história por exemplo.

A ideia de levar educação financeira para as escolas é de desde cedo conscientizar as crianças sobre o uso de dinheiro. Sendo assim, o indivíduo já crescerá sabendo como os gastos impactam seu orçamento e qual a importância de ter consciência financeira.

Cursos gratuitos de educação financeira

Para os adultos que querem aprender a administrar melhor o orçamento também existem opções! E não precisa gastar dinheiro nenhum para aprender a cuidar de suas finanças. Isso porque existem cursos de educação financeira que são oferecidos de maneira gratuita.

O Serasa oferece um curso , abordando todos os tópicos que podem interessar a alguém. Por exemplo, como fazer um orçamento, como utilizar crédito e até como conseguir um emprego e se qualificar para aumentar os ganhos.

Para aqueles que já estão mais avançados, é possível fazer um curso sobre renda variável. A B3, bolsa de valores brasileira, oferece um guia completo sobre o assunto, te ajudando a aprender a investir.

Influencer de educação financeira

A informação sobre educação financeira pode também vir de forma divertida e descontraída. Essa é a proposta de alguns influencers que buscam democratizar o conhecimento sobre finanças e ao mesmo tempo divertir o público.

Estes estão disponíveis nas mais diversas plataformas. Desde o Youtube até o Twitter. Mas cuidado, encontre um profissional de confiança. Já que neste mar de conteúdo é fácil encontrar pessoas que são desqualificadas falando sobre um assunto que não conhecem.

Uma primeira recomendação é o canal Nath Finanças. Este traz informações sobre orçamento doméstico e outras dicas que podem te ajudar na economia do dia a dia em sua casa. A profissional também está disponível no twitter e tem livros publicados.

Também é recomendável o canal Me Poupe. Informações sobre investimento, controle de gastos e o mundo financeiro estão disponíveis neste canal. Pode-se assim aprender a investir em formas de renda fixa e variável.

Desta forma não há mais nenhuma desculpa para quem não buscar educação financeira. Uma vez que o conhecimento está disponível de forma gratuita e acessível, basta ter tempo para aprender.

 

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS