Dividendos: como investir para ganhar todo mês?

Muitos investidores entram no mundo dos investimentos para receber uma renda passiva, e a melhor forma de fazer isso é através dos dividendos. Seja de empresas listadas na bolsa, seja através de outros títulos, é possível ganhar todo mês.

Apesar disso, você deve diversificar entre os rendimentos entre diferentes ativos. Por isso, basta seguir o texto para entender tudo.

Dividendos não é apenas FII

Se você pensou que apenas fundos imobiliários poderiam dar proventos mensais, você está errado. Apesar de, sim, os fundos imobiliários gerarem frutos mensalmente, precisamos diversificar.

Dentro dos próprios fundos imobiliários, é importante diversificar entre FII de diferentes setores. Por isso, colocar fundos de tijolo, fundos de papel, fundos híbridos, fundos de fundos e outras classes é importante para dar mais segurança. Com isso, você consegue se proteger de possíveis choques em um setor específico de fundos imobiliários.

Contudo, isso não é tudo. Você ainda precisa investir em ações que pagam dividendos, e esse é o próximo tópico.

Ações que pagam dividendos

Diversas ações pagam dividendos na bolsa e encontrá-las não é difícil. Isso porque existem, de fato, ferramentas que ajudam o investidor na hora de escolhê-las. Com isso, vamos começar pelos sites utilizados.

O Fundamentos e o Fundamentei são as duas principais plataformas para escolher os ativos que pagam dividendos. Para isso, basta colocar o código da ação e ver se ela paga proventos. Apesar disso, são mais de 300 empresas na bolsa brasileira, o que torna quase inviável ver todas.

Por isso, um passo inicial bacana é analisar o IDIV, o índice de dividendos, feito pela própria B3. Para ver as 120 ações que fazem parte desse índice, clique aqui. Agora, em vez de 300 ou mais, você pode analisar 120, ou menos, de acordo com o que você acha mais viável para investir.

Com isso, analisar como as empresas pagam os dividendos é fundamental. O Itaú paga proventos mensalmente, hoje em dia. Contudo, Energias do Brasil pagam dividendos anuais. Por isso, se você quer ganhar dividendos todos os meses, você precisa saber como a empresa paga os proventos. Assim, você consegue se organizar para receber mais dividendos em uma determinada época do ano, de acordo com a sua necessidade

Dividendos
Foto: Tesouro Direto / Reprodução

Renda fixa também paga

Parece estranho, mas a renda fixa pode dar dividendos também. Apesar de não ser esse o nome, títulos de renda fixa podem pagar semestralmente. Sim, estamos falando do Tesouro Direto com juros semestrais.

E para isso, temos duas chances: o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais e o Tesouro IPCA com Juros Semestrais. Eles pagarão parte do investimento a cada 6 meses, o que também pode entrar na sua alocação para dividendos. Dessa forma, unindo ações de empresas pagadoras de proventos, fundos imobiliários e uma renda fixa com juros você terá diferentes fontes de renda.

Essa diversificação de dividendos permite que você também sobreviva a qualquer cenário econômico quando conseguir atingir a sua liberdade financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.