Connect with us

Economia

Desaceleração do mercado: como encarar?

Publicado

on

Uma desaceleração do mercado refere-se a um declínio generalizado nos preços dos ativos de pelo menos 20% em relação às altas recentes. Claramente, esses tempos não são nada para esperar, mas lutar pode ser perigoso.

Aqui, vamos orientá-lo em oito importantes estratégias e mentalidades de investimento para ajudá-lo a manter a calma e se fingir de morto quando o mercado de ações sofrer um golpe em seus retornos.

A desaceleração do mercado e o controle

Existe um velho ditado em Wall Street: “O Dow escala uma parede de preocupação”. Em outras palavras, ao longo do tempo, o Dow continuou a subir apesar dos problemas econômicos, terrorismo e inúmeras outras calamidades.

 Os investidores devem tentar sempre separar suas emoções do processo de tomada de decisão de investimento. O que um dia pareceu uma catástrofe global massiva pode ser lembrado como nada mais do que um pontinho na tela do radar alguns anos depois. Lembre-se de que o medo é uma emoção que pode obscurecer o julgamento racional de uma situação. 

publicidade

Acumule com o custo do dólar

A coisa mais importante a ter em mente durante uma desaceleração do mercado é que é normal que o mercado de ações tenha anos negativos – faz parte do ciclo de negócios. Se você é um investidor de longo prazo (ou seja, um horizonte de tempo de mais de 10 anos), uma opção é aproveitar  a média do custo do dólar  (DCA).

 Ao comprar ações independentemente do preço, você acaba comprando ações a um preço baixo quando o mercado está em baixa. A longo prazo, seu custo cairá em média, deixando você com um preço geral de entrada melhor para suas ações.

Diversificação como saída

Ter uma porcentagem de sua carteira distribuída entre ações, títulos, dinheiro e ativos alternativos é o cerne da  diversificação . 

Como você divide seu portfólio depende de sua tolerância ao risco, horizonte de tempo, objetivos, etc. A situação de cada investidor é diferente. Uma estratégia adequada de alocação de ativos permitirá que você evite os efeitos potencialmente negativos resultantes de colocar todos os seus ovos em uma cesta.

Nesse sentido, a diversificação de ativos serve para mitigar o risco em todos os tempos, mas é primordial em períodos de desaceleração do mercado.

publicidade

Procure bons ativos

A desaceleração do mercado pode oferecer grandes oportunidades para os investidores. O truque é saber o que você está procurando. Batidas, surradas, subvalorizadas: essas são todas as descrições de ações durante um mercado em baixa. Investidores de valor, como Warren Buffett, muitas vezes veem os mercados em baixa como oportunidades de compra porque as avaliações de boas empresas são marteladas junto com as empresas ruins e ficam em avaliações muito atraentes. 

Nesse sentido, Buffett muitas vezes aumenta sua posição em algumas de suas ações favoritas em momentos menos animadores do mercado porque sabe que a natureza do mercado é punir até as boas empresas com mais do que elas merecem.

O post Desaceleração do mercado: como encarar? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy