Debentures: Invista e conquiste nestes papeis
Debentures podem parecer formas de investimentos confusas, mas pode valer a pena se você conhecer
Enquanto os juros continuarem sempre baixos, os investidores estarão buscando fundos que proporcionem maiores rentabilidades. Por isso as debentures são algumas das ações de mercados mais procuradas dentre esses investidores que buscam estratégias de lucros maiores
O que são debentures?
Para os investidores o os debentures são títulos de dívidas que são feitos e emitidos por empresas de crédito ao investidor.
Neste caso, os debentures se tornam valores mobiliários. Esses valores representam dívidas de longo e curto prazo da companhia responsável por eles.
Sendo assim, eles funcionam como um empréstimo para companhias. Quem possui o título tem total direito de crédito a ser pago pela emissora desses títulos.
A remuneração dos investidores em um investimento de debentures pode ser feita através de juros:
- Prefixados;
- Fixados;
- Híbridos;
Apesar de parecer um tipo de investimento mais complicado, desenvolvido para investidores mais experientes, os debentures oferece rentabilidade maior que muitos outros tipos de investimento.
Quais os tipos de debentures que existe?
Por serem títulos de capital totalmente distintos, esses títulos podem trazer vários tipos de resultados a um investidor:
- Vencimento;
- Remuneração;
- Rendimento;
- Garantia;
- Riscos;
No entanto, esses resultados irão depender muito do caso e tipo de debenture a ser investido. Por essa razão, é importante que o investidor analise os investimento com bastante cautela.
Cada debenture de investimento possui uma característica e atua de uma forma diferente. Sendo eles:
Debentures simples
Esse tipo de debênture também pode ser conhecido como “não conversível” e é o tipo mais comum.
Seus rendimentos podem ser prefixados, pós fixados ou híbridos. Além disso, possui pagamento de juros garantido pela escritura de emissão.
O investimento feito no debenture simples pode ser transformado em ações e possui um prazo mínimo de 1 ano.
Conversíveis
Os debentures conversíveis garantem ao investidor a opção de transformação de crédito em ações da companhia.
Todavia, existe uma escolha entre papeis e dinheiro e essa escolha pode ser feita apenas pelo credor.
Permutáveis
No caso das debentures permutáveis, o investidor tem a opção de trocar seus títulos por ações que não seja da emissora com dívida.
Para a realização do investimento nesse tipo de título é necessário observar algumas regras impostas na escritura de emissão.
Incentivadas
Essas são debêntures com isenção fiscal. Sendo assim, o investidor não possui direito algum de realizar o IR (Imposto de Renda) de rentabilidade.
Neste caso, elas têm a finalidade de financiamento de projetos que podem ser emitidos legalmente, de acordo com a Lei 12.431/11.
Os benefícios são dados aos à títulos que possuem alguma relação com o desenvolvimento da economia.
Quais as vantagens em investir em debentures?
Além das várias formas de investimentos oferecidas pelas debentures, existem outras vantagens em se realizar esse tipo de investimento.
Uma delas é o rendimento acima da média oferecido sobre a renda fixa desse tipo de investimento. Além disso, investir em debentures também garantem:
- Retorno mais elevados no valor de investimento;
- Diversidade de títulos de investimento;
- Vencimentos;
- Diversificação de portfólio através de remunerações;