InícioFinanças PessoaisDicasCuidados com compras online, saiba como se proteger

Cuidados com compras online, saiba como se proteger

Compras virtuais são a solução para ter acesso a produtos que não estão disponíveis próximos da sua casa e também para obter descontos vantajosos. No entanto, você sabe quais são os cuidados com compras online que todo consumidor deve ter para evitar golpes? Continue a leitura deste guia e saiba mais sobre o assunto.

1- Pesquise a reputação

É muito importante saber a reputação da loja virtual em que você está comprando antes de fazer negócio. Por isso, esse é o principal dos cuidados com compras online.

Para conferir se a loja é mesmo confiável podem ser consultados sites como o Reclame Aqui. Este contém o histórico de reclamações sobre uma empresa e a taxa de solução dos problemas.

Também vale a pena ler os comentários deixados no site. Caso algum cliente diga que o produto não chegou já é um sinal de alerta. Portanto, desconfie de lojas que têm muitas reclamações.

2- Confira a segurança

Quando se fala em cuidados com compras online muitas pessoas pensam em cuidados para assegurar que o produto chegue até a sua casa. No entanto, essa não é a única forma que golpes podem ser aplicados.

Por isso, antes de realizar qualquer compra verifique se o site é seguro. De outro modo podem ser vazados dados seus como número de cartão de crédito, CPF, endereço e outros.

Uma forma de saber se o site é seguro é verificar a presença de um pequeno cadeado logo à esquerda do endereço eletrônico na barra de pesquisa. Ao mesmo tempo, a presença do código “https” também serve para atestar segurança.

3- Formas de pagamento

Sempre que possível opte por formas de pagamento seguras, como o boleto bancário. Uma das principais falhas em cuidados com compras online é realizar depósitos para pessoas físicas.

Em caso de compras de produtos usados em sites como Facebook Marketplace pergunte sobre a possibilidade de pagar com boleto também. Sendo assim, haverá mais segurança nas transações.

Por fim, quando for impossível, tenha certeza da confiabilidade do vendedor. Sendo assim, peça fotos e vídeos do produto para se certificar que este existe e não cair em um golpe.

4- Desconfie de promessas boas demais

Um produto muito barato, um frete muito rápido ou até mesmo uma combinação dos dois podem ser sinais de fraudes ou tentativas de golpe. Sendo assim se atente a ofertas que parecem ser impossíveis, principalmente em aplicativos.

Uma boa forma de fugir desta armadilha e ter cuidado com compras online é verificar o que disseram outros clientes deste mesmo site. Sendo assim, se aplicam aos mesmos cuidados já citados acima.

5- Acompanhe o produto

Boas lojas virtuais enviam o código da entrega para que o cliente saiba onde sua encomenda está com base no site dos correios. Sendo assim é possível saber se haverá algum atraso devido um imprevisto na entrega que não é culpa da loja.

Também esteja atento ao valor do frete, este pode não aparecer em um primeiro momento da compra e depois se revelar como muito alto. Por isso, tenha atenção em todas as fases do seu processo de compra.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS