Connect with us

Direitos do Trabalhador

Cuidado! Novo golpe com falso aplicativo do Caixa Tem preocupa

Publicado

on

O Caixa Tem é um dos apps mais fraudados do país neste momento. É o que mostra o resultado de uma pesquisa da empresa de cibersegurança, Psafe. Os dados do relatório foram divulgados ainda no último dia 18 de maio e deixaram o Governo Federal preocupado com a quantidade de tentativas de golpes na aplicação.

A empresa explica que o Caixa Tem forma com o WhatsApp, o grupo dos apps mais fraudados no sistema. As aplicações disponibilizadas oficialmente são totalmente seguras. No entanto, criminosos montam novos apps semelhantes e oferecem para download no sistema das lojas de aplicações de celulares neste momento.

Segundo o relatório, os criminosos infiltram softwares quase idênticos aos oficiais nas lojas de compras de app. A prática confunde a cabeça do cidadão em algumas oportunidades. A pesquisa diz ainda que mais de 2 milhões de tentativas de golpes com apps foram realizadas no Brasil entre os meses de janeiro e abril deste ano.

O estudo afirma que quando o cidadão faz o download do app falso e insere os seus dados, os criminosos conseguem instalar os vírus trojans e malwares no dispositivo do cidadão. Logo depois, eles conseguem ter acesso a uma série de informações importantes como números de celular, dados bancários e até senhas de perfis nas redes sociais.

publicidade

De posse dos dados, os criminosos encontram mais facilidade para aplicar o golpe propriamente dito. Eles podem, por exemplo, realizar transferências, fraudar programas sociais em nome da vítima, e até mesmo solicitar empréstimos e créditos sociais de bancos. Há, portanto, uma preocupação com o processo.

Como as lojas de app permitem a prática?

Diante da situação, alguns cidadãos podem se perguntar como as lojas de aplicativos permitem que falsos apps entrem no sistema e estejam disponíveis para download tão facilmente. A explicação pode ter várias camadas.

A própria PSafe explica que as empresas de venda de aplicativos como Google e Apple possuem as suas próprias políticas de segurança para evitar que as fraudes aconteçam. Entretanto, mesmo o filtro não é capaz de impedir todas as tentativas.

“Os cibercriminosos sabem como burlar as checagens e ficam tentando dezenas de vezes até conseguirem inserir o app malicioso na loja. Também existem lojas não oficiais, que podem conter malwares”, afirma a assessoria.

O Caixa Tem

Quer fazer o download do Caixa Tem? Não é preciso ter medo. Como dito, o app original não oferece nenhum tipo de risco para golpes. No entanto, o cidadão precisa se certificar de que baixará apenas o aplicativo oficial.

publicidade

Para identificar o aplicativo correto, o cidadão precisa ir até a loja de apps pesquisar o termo Caixa Tem. Logo depois, ele pode instalar o app que conta com um fundo verde e azul, um rosto piscando e a logo da Caixa logo atrás. Veja abaixo:

Foto: Reprodução

Note que o app oficial é desenvolvido pela própria Caixa Econômica Federal, conta com mais de 100 milhões de downloads e mais de 4 milhões de avaliações no sistema da App Store. Os apps oficiais registram números mais robustos.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.