Connect with us

Sem categoria

Copom: taxa Selic é elevada para 12,75% ao ano

Publicado

on

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), em sua 246ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 12,75% ao ano.

Copom: taxa Selic é elevada para 12,75% ao ano

De acordo com a divulgação oficial, a atualização do cenário do Comitê de Política Monetária (Copom) pode ser descrita com as seguintes observações:

Ambiente externo

O ambiente externo seguiu se deteriorando. As pressões inflacionárias decorrentes da pandemia se intensificaram com problemas de oferta advindos da nova onda de Covid-19 na China e da guerra na Ucrânia

A volatilidade atual e reprecificação da política monetária 

A reprecificação da política monetária nos países avançados eleva a incerteza e gera volatilidade adicional, particularmente nos países emergentes, analisa o Comitê de Política Monetária (Copom), de acordo com divulgação do Banco Central do Brasil (BCB).

publicidade

Indicadores sobre a economia nacional

Em relação à atividade econômica brasileira, o conjunto dos indicadores divulgados desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) indica um crescimento em linha com o que era esperado pelo Comitê.

Expectativas para a inflação

De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), a inflação ao consumidor seguiu surpreendendo negativamente. No entanto, essa surpresa ocorreu tanto nos componentes mais voláteis como nos itens associados à inflação subjacente.

As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 7,9% e 4,1%, respectivamente, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Referência para a taxa de juros

No cenário de referência, a trajetória para a taxa de juros é extraída da pesquisa Focus e a taxa de câmbio parte de USD/BRL 4,95;­ evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC). 

A elevação do preço do petróleo

Optou-se por manter a premissa de que o preço do petróleo seguirá aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$100/barril e passando a aumentar 2% ao ano a partir de janeiro de 2023. 

publicidade

Bandeira amarela

De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), adotou-se a hipótese de bandeira tarifária “amarela” em dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Conforme informações oficiais, nesse cenário, as projeções de inflação do Comitê de Política Monetária (Copom) situam-se em 7,3% para 2022 e 3,4% para 2023.

É relevante que acompanhe as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) para que saiba quais são fatores que impactam a economia de forma direta ou indireta.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.