Connect with us

Sem categoria

Copom: discussão sobre a condução da política monetária

Publicado

on

Conforme recente divulgação do Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Política Monetária (Copom) passou então à discussão da condução da política monetária, levando em consideração o conjunto de projeções e o balanço de riscos para a inflação prospectiva.

Copom: discussão sobre a condução da política monetária

O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou sua discussão com a avaliação do ciclo de ajuste empreendido até a atual reunião (Reunião nº246), de acordo com divulgação realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 10 de maio de 2022.

Intenso ciclo de aperto monetário 

Ressaltou-se que o ciclo de aperto monetário corrente foi bastante intenso devido às defasagens de política monetária, ainda não se observa grande parte do efeito contracionista, bem como, o seu impacto sobre a inflação corrente, pondera a análise oficial do Comitê.

Deterioração marginal nas projeções inflacionárias 

Ainda assim, o Comitê de Política Monetária (Copom) notou que ocorreu deterioração marginal tanto na dinâmica inflacionária de curto prazo quanto em suas projeções mais longas, ainda que o cenário esteja cercado de incerteza e volatilidade acima do usual, informa o Banco Central do Brasil (BCB) por meio de divulgação oficial realizada na data desta publicação.

publicidade

Elevação da inflação

Conforme Ata oficial, o Comitê de Política Monetária (Copom) então debateu as opções de política monetária para a reunião oficial. Concluiu-se que um novo ajuste de 1,00 ponto percentual era apropriado, conforme divulgado anteriormente pelo Banco Central do Brasil (BCB), quando da decisão sobre a elevação da inflação.

O Copom prevê menor ajuste para a próxima reunião 

Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) discutiram a sinalização futura de política monetária. Conforme destaca o Banco Central do Brasil (BCB) através de divulgação realizada na data desta publicação, 10 de maio de 2022, o Comitê optou, por sinalizar uma extensão do ciclo, com um ajuste de menor magnitude na próxima reunião. 

Reflexo do aperto monetário 

Conforme análise oficial do Comitê de Política Monetária (Copom), tal estratégia foi considerada a mais adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos, ao mesmo tempo que reflete o aperto monetário já empreendido, reforça a postura de cautela da política monetária e ressalta a incerteza do cenário, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Decisão de política monetária

Considerando os cenários avaliados, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 12,75% ao ano, conforme divulgado pelo  Banco Central do Brasil (BCB).

Inflação atual: 12,75% ao ano

Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic em 1,00 ponto percentual, para 12,75% ao ano, conforme foi divulgado pelo próprio  Banco Central do Brasil (BCB) quando da decisão.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.