Connect with us

Economia

Consumo de carne bovina no Brasil deve cair para menor nível em 26 anos

Publicado

on

Os brasileiros passaram os últimos meses fazendo cálculos para conseguir comprar tudo o que precisavam. Com o aumento da inflação, diversos produtos registraram verdadeiras disparadas em seus preços. E um desses produtos, que tem grande importância na alimentação diária da população, é a carne bovina.

Segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os brasileiros deverão consumir apenas 24,8 kg de carne bovina em 2022. A saber, esse é o menor nível de consumo da proteína dos últimos 26 anos. Aliás, a Conab iniciou o levantamento em 1996.

Desde o início da série histórica, a maior proporção de carne bovina consumida foi em 2006, quando houve uma disponibilidade de 42,8 kg da proteína por pessoa. Ao considerar apenas os últimos dez anos, o maior consumo aconteceu em 2013 (38,3 kg).

Vale destacar que a disponibilidade da proteína se dá pela subtração do volume exportado pelo o que é produzido no país mais o que é importado. Por falar nisso, as exportações da carne bovina deverão crescer 15% neste ano, segundo as estimativas da Conab.

publicidade

Auxílio-taxista: Prefeituras que não enviaram dados terão NOVA CHANCE

Consumo de carne bovina é o menor em 25 anos

No Brasil, uma das principais razões para a redução do consumo da carne bovina é a inflação. Em resumo, o termo se refere ao aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços. Inclusive, o encarecimento da proteína não é algo visto apenas em 2022, mas vem acontecendo desde o ano passado.

Neste ano, a situação não melhorou, e a proteína apareceu cada vez menos na mesa dos brasileiros. Por um lado, os preços da carne bovina se mantiveram elevados nos últimos meses, reflexo da inflação elevada e do aumento dos custos de produção.

Ao mesmo tempo, o país ainda sofre com o aumento da fome. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 61 milhões de brasileiros sofriam com algum tipo de insegurança alimentar.

Por fim, o consumo deverá seguir a tendência de queda nos próximos anos devido a questões ambientais e mudanças culturais.

publicidade

Leia também: Copom se reúne nesta semana para definir TAXA DE JURO da economia

O post Consumo de carne bovina no Brasil deve cair para menor nível em 26 anos apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy