InícioFinanças PessoaisFinanciamentoConsórcio vale a pena? Saiba mais sobre essa modalidade de compra

Consórcio vale a pena? Saiba mais sobre essa modalidade de compra

Consórcio é quando um grupo de pessoas, seja elas físicas ou jurídicas, tem o desejo entre si de adquirir um determinado bem, mas não imediatamente, pagando as parcelas até que essa necessidade se aflore e um lance é dado para sair na frente dos demais concorrentes.

No consórcio, a pessoa pode adquirir um veículo, imóvel e atualmente até alguns serviços, facilitando bastante a vida de quem não tem um dinheiro total para a compra de forma imediata, contando com melhores taxas de mercado.

Mas, será que o consócio vale a pena? Veja abaixo os prós e contras de atuar nesta forma de negócio.

Prós e contras de um consórcio

Sempre quando você entrar em um negócio que envolve compra de um bem ou serviço, com pagamento de forma diferenciada, é importante conhecer as vantagens e desvantagens dele. E isso acontece com o consócio! Veja abaixo os prós e contras do consórcio que separamos:

Prós do consórcio

  1. É uma forma de poupar dinheiro, mantendo a disciplina de que em determinado momento você terá que ter o dinheiro para adquirir determinado bem ou serviço;
  2. Taxas de um consórcio costumam ser menores do que as taxas de um financiamento.

Contras do consórcio

  1. Tempo para adquirir um bem ou serviço é bem maior e é indicado para pessoas que não tem interesse em tê-lo imediatamente;
  2. Não é um processo simples, e requer bastante cuidado na hora de fechar o contrato, sempre de olho no tipo de empresa que está por trás do consórcio, evitando prejuízos ou pagamento de um bem ou serviço que nunca existiu.

Assim, antes de fechar um consórcio, veja se realmente ele atende a sua expectativa como cliente, se o bem ou serviço se enquadra na sua necessidade e no caso do pagamento se essa vantagem é realmente aquilo que você pensou em pagar.

Raquel Luciano
Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho com experiência na produção de matérias para portais de notícia nos estados do MS, BA, MG e SP. Atualmente é Redatora do Sua Finança.
Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS