Connect with us

Economia

Confira algumas dicas para superar o estresse financeiro

Publicado

on

Os últimos tempos têm sido difíceis para a população brasileira. A inflação elevada e os juros cada vez mais altos vêm correndo a renda dos trabalhadores, que se preocupam mais que nunca com a falta de dinheiro. E o estresse financeiro se fortalece, alcançando a saúde e o desempenho profissional de milhares de pessoas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela fintech Onze, a preocupação com dinheiro provoca perda de sono para 59,1% das pessoas. Outros problemas relatados pelos entrevistados foi perda de foco (54,8%) e mau humor e impaciência com os colegas (20,3%).

Além disso, a pesquisa revelou que 75% dos trabalhadores perceberam a influência do estresse financeiro na saúde mental. Em suma, 71,6% sofrem com sensação de ansiedade, enquanto 64,5% têm pensamento constante sobre dívidas e pagamentos. Os trabalhadores também citaram desânimo (58,3%), irritabilidade (46,7%) e medo do futuro (45,9%).

Especialistas dão dicas para se livrar do estresse financeiro

Para se livrar dessas sensações ruins, que afetam a maioria dos trabalhadores do país, especialistas dão dicas sobre o que fazer. Veja abaixo algumas delas:

publicidade

1- Tenha disciplina financeira

Em resumo, a primeira coisa que as pessoas precisam fazer é ter disciplina financeira. Segundo a consultora financeira da Onze, Ana Paula Netto, os trabalhadores do país atingem o estresse financeiro bem facilmente com a falta de organização.

“Com base em outras pesquisas que fizemos, o que te leva a ter saúde financeira é a disciplina. Mas as pessoas relutam em se organizar porque, em geral, associam dinheiro a sentimentos negativos”, disse em entrevista ao podcast ‘Educação Financeira’ do g1.

2- Defina um estilo de organização adequado

Nem todos entendem, mas a falta de organização pode acontecer devido ao estilo escolhido. Em suma, as pessoas devem fazer uma auto avaliação e tentar formas diferentes de organizar as despesas. Pelo menos é isso que a planejadora financeira Paula Bazzo defende.

“Tem pessoas que não funcionam ao tentar ‘planilhar’ esses números. É preciso tirar esse peso de que tudo tem que ser planilhado. Tem pessoas que desistem antes mesmo de começarem”, disse Bazzo.

3- Separe um tempo na semana para fazer anotações

Por fim, as pessoas também precisam reservar algum tempo na semana para fazer anotações sobrea vida financeira. A saber, as preocupações com a falta de dinheiro e todo o estresse causado podem ter uma intensidade bem menor quando a pessoa tem conhecimento sobre as suas finanças.

publicidade

Contudo, vale destacar que as anotações não precisam ser muito detalhadas. Na verdade, quanto mais simples e objetivas, melhor. Assim, a pessoa não ficará cansada ou confusa ao ver tudo o que anotou.

“Para aquela pessoa que é completamente desorganizada e não se reconhece no processo de organização financeira, ter um orçamento um pouco mais simples é mais funcional do que tentar fazer uma planilha super complexa e cheia de gráficos”, explicou Bazzo.

Leia Também: Veja algumas dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda

O post Confira algumas dicas para superar o estresse financeiro apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.