Compras de natal: dicas para economizar

Começou o mês de dezembro e com ele você já começa a pensar nas compras de natal. Nessa época do ano, com o décimo terceiro na conta, é bastante comum que consigamos gastar mais que no resto do ano, mas você deve tomar cuidado para não sair do controle.

Isso porque a falsa sensação de que temos mais dinheiro pode fazer com que as compras durem o ano todo e, por isso, saber como se comportar nas compras de natal é fundamental. Dessa forma, vamos dar dicas para economizar nessa data, além de mostrar como não estender essa dívida para o ano todo.

Compras de natal são as vilãs?

Não. As vilãs são as dívidas inesperadas ou outros gastos inéditos. As compras de natal são corriqueiras durante essa parte do ano e já fazem parte da vida dos brasileiros. Porém, uma grande parte das pessoas parcela presentes caros nessa época, comprometendo o orçamento no restante do ano. Contudo, fazer isso pode não ser bom para você e deixar a sua vida financeira em um ciclo.

Isso porque ao parcelar as compras de natal, você não pode esquecer que no mês seguinte, janeiro, você terá escola, IPTU, IPVA e demais contas para pagar. Se você conseguir guardar parte do seu décimo terceiro para cobrir esses gastos, com certeza a sua vida financeira em 2022 ficará melhor. Por isso, opte por presentes mais baratos. E para isso, buscar diferentes lojas, online ou físicas, pode ajudar a conseguir os mesmos produtos por preços bem mais baixos. Além disso, é comum que as lojas façam boas promoções.

Por outro lado, se você não é daquelas pessoas que precisa, obrigatoriamente, dar o presente na virada do dia 24 para o dia 25, saiba que as lojas fazem promoção do dia 26 em diante. Nessas datas, você também consegue economizar bastante.

compras de natal
Evitar parcelar as compras e pesquisar os melhores preços são as chaves para economizar nesse mês. Foto: Pexels

Não parcele todas as compras

Ainda, nas suas compras de natal, evite ao máximo parcelar. Isso porque o presente será dado em dezembro e você pode ficar pagando ele durante todo o ano de 2022. Isso vai comprometer o seu orçamento, além de já ocupar parte do seu salário futuro que, por sinal, você pode nem ter. É estranho pensar em não parcelar um grande volume de compras, mas essa dica é a mais especial de todas.

Isso porque os parcelamentos ficam na sua fatura por um bom tempo. E caso você queira trocar de emprego ou, no pior dos cenários, seja demitido, você evita ter dívidas ao não ter uma renda. Caso ocorra alguma urgência, ainda, não ter parcelamentos pode ser um alívio para o bolso. Além disso, compras à vista podem ter desconto.

Por isso, das dicas de natal mais valiosas, a pesquisa de preços e o pagamento à vista são as mais indicadas por especialistas financeiros. Ao não prolongar a dívida e comprar os mesmos produtos por um preço mais baixo, você evita transtornos no futuro e ainda consegue, quem sabe, guardar parte das suas economias para ter uma reserva de emergência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.