Como proteger o cartão de crédito: as melhores dicas

Os tempos atuais nos fazem aumentar as compras através de meios digitais. Mas os cartões de crédito também são mais amplamente utilizados do que nunca para compras física por isso é importante proteger o cartão de crédito.

Mas a fraude e a insegurança têm colocado as pessoas em alerta para proteger ainda mais seus dados. Pensando nisso, confira as dicas recomendadas por especialistas para proteger seu cartão de crédito.

Confira Também:

Dicas de segurança para proteger o cartão de crédito

Se você não for cuidadoso, ele pode ser suscetível ao uso indevido. Você quer evitar algum problema? Então leia as dicas de segurança para proteger seu cartão de crédito.

Proteja seu cartão de crédito desde o primeiro dia

Você Também pode gostar:

O primeiro passo é analisar todas as opções de privacidade e segurança que seu cartão de crédito possa ter. Algumas delas podem ser desativadas. Ou seja, são opções que o usuário deve ativar manualmente: certifique-se de que todas elas estejam de fato ativadas.

Celular e cartão

Por exemplo, tanto MasterCard como Visa incorporam um sistema de segurança baseado em autorização, digitando uma senha única. Este código será enviado a você toda vez que você fizer um pagamento com cartão de crédito. Para autorizar a compra, este código PIN deve ser digitado.

É uma boa maneira de evitar o uso fraudulento de cartões de crédito, mas requer ativação. Idealmente, você deve informar-se sobre estes mecanismos de proteção entrando em contato com seu banco ou emissor do cartão. Em seguida, ative eles.

Mantenha seu número de conta privado

Não deixe ninguém ver seu cartão quando você estiver em público. Seja seletivo ao dar o número de sua conta por telefone. Só forneça quando você tiver iniciado a ligação e estiver conversando com um banco ou comerciante de sua confiança. 

Tenha cuidado com as mensagens que você recebe por e-mail, mensagem de texto, chamada ou pelas redes sociais que lhe pedem informações pessoais ou para clicar em um link suspeito.

Sendo assim, considere declarações eletrônicas e faça pagamentos online para remover suas informações confidenciais do sistema postal. É também uma boa ideia rasgar documentos com informações pessoais antes de jogá-los no lixo.

Mantenha suas informações atualizadas

Avise seu banco se você mudar. Dessa forma, suas declarações e outras informações serão enviadas para seu novo endereço e não acabarão nas mãos de mais ninguém.

Inscreva-se para receber alertas de suas instituições financeiras e certifique-se de ter fornecido seu número de telefone e endereço de e-mail atuais para que eles possam contatá-lo rapidamente em caso de fraude ou atividade suspeita.

proteger o cartões de crédito

Certifique-se também de entender como sua instituição financeira vai enviar os alertas. Você vai poder escolher se deseja ser contatado por mensagem de texto, e-mail ou telefonema.

Seja cuidadoso com seus recibos

Compare seus recibos com sua conta para detectar rapidamente transações potencialmente fraudulentas. Finalmente, não jogue fora apenas duplicatas ou recibos antigos. Rasgue os que você não precisa e arquive com segurança o resto.

Proteja-se on-line

Você provavelmente já está praticando a segurança básica on-line e móvel, mas considere também tomar estas medidas de segurança específicas para cartões de crédito:

  • Conheça a loja. Ao fazer compras on-line, procure sites com “https” em seus endereços web (o “s” significa “seguro”) e o ícone do cadeado verde. Certifique-se de que a URL inclua o nome correto da empresa, em vez de uma versão fechada, mas incorreta. Mesmo em um site seguro, compartilhe suas informações somente se você souber como elas devem ser usadas.
  • Escreva o número de seu cartão de crédito em cada transação. Nunca permita que ele seja salvo em um site de compras on-line.
  • Adicione uma camada de proteção. Considere usar um sistema de pagamento on-line ou serviço de pagamento móvel como PayPal, Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay para manter seu número de cartão de crédito fora do alcance das cópias para que, se eles invadirem uma loja online, não possam vazar seu cartão e dados.
  • Cuidado com as redes públicas Wi-Fi. Não faça compras ou realize transações financeiras, inclusive checando suas contas, usando a rede pública Wi-Fi. Por ser uma rede pública, qualquer pessoa pode facilmente ver suas informações.

Verifique sua conta com frequência

Portanto, revisar sua recente atividade de conta é fundamental para a segurança do cartão de crédito, e é fácil de fazer. Você pode fazer isso através do aplicativo do banco, on-line ou por telefone. 

A maioria dos emissores de cartões também permite que você configure alertas por e-mail ou mensagem de texto para informar a você e a seu emissor sobre atividades não usuais.

proteger o cartões de crédito

Se você foi vítima de fraude ou roubo de identidade no passado, considere a possibilidade de se inscrever em um serviço de monitoramento de crédito.

É importante ser proativo e manter suas contas seguras para evitar roubo de identidade. Contudo, esperamos que estas dicas para proteger o cartões de crédito o ajudem a manter sua conta e suas informações pessoais seguras.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.