5 Dicas importantes antes de fazer seu empréstimo pessoal

Alcançar seus objetivos, seja construindo a cozinha dos seus sonhos ou pagando seus cartões de crédito de uma vez por todas, pode ser caro. Fazer um empréstimo pessoal pode ajudar.

Há momentos na vida em que precisamos de um pequeno impulso financeiro para tornar nossos sonhos realidade. Desde comprar um carro novo para a família, até tirar férias, ou lidar com uma despesa imprevista antes que ela se torne grande demais – todas estas coisas podem ser solucionadas por um bom empréstimo pessoal.

Felizmente, há coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de ser aprovado. Considere estas 5 dicas que podem ajudar.

Veja Também:

Estabeleça uma relação bancária com seu potencial emprestador

Antes de tudo, para solicitar um empréstimo pessoal em uma instituição financeira é preciso criar uma conta bancária lá primeiro.

Quando você estabelece uma relação bancária com a instituição, ela tem um registro de seu comportamento financeiro, tal como transações na conta bancária, que pode ser feito em conta ao analisar seu pedido de empréstimo. 

A demonstração de responsabilidade financeira com seu credor pode ajudar a aumentar suas chances de aprovação.

Observe seu crédito

Sua pontuação de crédito também desempenha um papel importante em seu pedido de empréstimo. As agências de crédito classificam sua pontuação de crédito de “ruim” a “excelente”. 

Uma pontuação muito boa ou excelente geralmente significa que você paga suas contas a tempo, que você tem uma quantia razoável de dívida em comparação com seu nível de renda, que varia de pessoa para pessoa, e que você não está fazendo um empréstimo pessoal maior do que você provavelmente pode pagar.

Você não precisa ter uma pontuação de crédito perfeita para obter um empréstimo pessoal, mas uma boa pontuação lhe dá mais opções, de modo que é mais provável que você seja aceito e se qualifique para taxas de juros mais baixas.

Solicite uma cópia de seu relatório de crédito antes de solicitar um empréstimo pessoal. Se você já tem um bom crédito, ótimo! Você já está no caminho do sucesso. Se você estiver preocupado, tente estas dicas para aumentar sua pontuação antes de solicitar um empréstimo pessoal.

Solicite um empréstimo somente para a quantia que você precisa

Os empréstimos pessoais podem variar de algumas centenas a dezenas de milhares de reais, e quanto maior o empréstimo, mais difícil é qualificar. Portanto, calcule quanto você realmente precisa e quanto você pode pagar para aumentar suas chances de ser aceito para um empréstimo pessoal. 

Há outros benefícios para pedir emprestado apenas o que você precisa, também. Você provavelmente terá que pagar juros sobre seu empréstimo pessoal, e quanto mais você pegar, mais juros você vai ter que pagar. 

Em outras palavras: fazer um empréstimo pessoal maior do que você precisa lhe custa dinheiro, enquanto um empréstimo apenas do dinheiro suficiente para pagar seus objetivos faz com que esteja mais de acordo com seu orçamento. 

Calcule o tempo certo

Quanto mais cedo você começar a se preparar para solicitar um empréstimo pessoal, melhor. O planejamento antecipado lhe dá tempo para desenvolver uma relação bancária com seu credor potencial, o que provavelmente vai aumentar suas chances de sucesso.

O planejamento antecipado também lhe dá a oportunidade de agendar sua aplicação em um momento em que você pareça melhor financeiramente para os financiadores.

Se você acha que conseguirá um aumento em três meses, por exemplo, considere adiar seu pedido de empréstimo pessoal até esse momento. Ter uma renda maior significa que pode haver uma chance maior de que seu empréstimo pessoal seja aceito.

A mesma ideia se aplica ao crédito. Se você acha que sua pontuação de crédito vai melhorar em breve, esperar até que ela suba lhe traz uma chance maior de ser aprovado ou de obter uma taxa mais baixa.

Esteja preparado e faça perguntas

Se você estiver falando com um consultor financeiro ou especialista em empréstimos, certifique-se de ter todas as informações financeiras necessárias, tais como declarações de impostos ou recibos de folha de pagamento, em mãos para ajudar com a solicitação. 

Ao passar pelo processo de aprovação, certifique-se de compreender sua taxa de juros e os termos de seu empréstimo, incluindo quais serão seus pagamentos mensais e quanto tempo vai levar para pagar o empréstimo.

Contudo, entender os termos de seu empréstimo pessoal vai te deixar à vontade. Isso também o coloca no caminho certo para cumprir o cronograma de reembolso de seu empréstimo, o que fará com que o histórico de crédito seja ainda mais forte na próxima vez que você quiser solicitar um empréstimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.